Efeito da “cartilha”

Representantes dos funcionários do Banco Central informam que o Departamento Jurídico do órgão tem 80 vagas à espera de interessados. O principal desestímulo ao preenchimento está nas perdas salariais acumuladas nos últimos anos. Além de pessoas aprovadas em concursos que preferem outras oportunidades, existem profissionais que concorrem a vagas no Judiciário e largam o BC para ganhar mais. Enquanto isso, o contencioso do banco acumula volume de trabalho cada vez maior.

Vento em popa
Quando dizem que a economia brasileira vai bem, os representantes do FMI devem se referir aos setores ligados a segurança (noves fora o financeiro, claro). Somente o segmento de sistemas eletrônicos de segurança cresceu 12% em 2002, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o que representou um faturamento de R$ 2,7 bilhões. São 80 mil empregos diretos e 600 mil indiretos. No Brasil existem 5 mil empresas, sendo 2 mil no Estado de São Paulo.

Em armas
Já empresas de vigilância e afins somam 1,4 mil no Brasil, com um exército particular de 500 mil vigilantes – regulamentados pelo Ministério da Justiça, ou seja, não incluídos os “informais”. Já os investimentos em iluminação voltada para o setor de segurança são de US$ 100 milhões anuais, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux).

Taxa única
O Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou a instituição de uma tabela única de assuntos de distribuição processual da Justiça Federal a ser implantada por todos os Tribunais Regionais Federais até 1º de janeiro de 2004. A adoção desta tabela vai possibilitar, entre outras coisas, a implementação de um sistema processual unificado dos Juizados Especiais Federais (JEFs), com a criação de uma base de dados de jurisprudência, de um cadastro nacional de processos distribuídos na Justiça Federal, entre outros benefícios.

Acabou a festa
A Câmara de Vereadores do Rio aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 631/2001, de autoria do vereador Rodrigo Bethlem (PV), que prevê a antecipação de novos feriados na cidade do Rio de Janeiro para os domingos. O projeto vai ser enviado para a sanção do prefeito Cesar Maia.

PT tucano
Da deputada federal Luciana Genro, do grupo autêntico do PT, protestando com ironia contra a tentativa da cúpula do partido de enquadrar os setores que não aceitam encampar propostas antes combatidas pelos petistas: “Não queremos sair do partido. O PT é mais nosso do que deles. Não seria mais razoável que sofressem processo de expulsão e se filiassem ao PSDB?”

Capazes
Capacitar pessoas portadoras de deficiência para atuarem no mercado de trabalho em Tecnologia da Informação é a proposta do Projeto Acesso, que será lançado amanhã, às 19h, pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), em parceria com o Instituto Muito Especial. Na ocasião, João Baptista Cintra Ribas, coordenador do Programa Empregabilidade de Pessoas com Deficiência da Serasa fará a palestra “A inclusão profissional do portador de deficiência”. Informações em www.ibta.com.br, pelo correio eletrônico info@ibta.com.br ou pelo bom e velho telefone: (11) 5081-9710.

Acorda Palocci
Comemoração relevante de “risco Brasil” em queda será quando pais puderam saber que quando seus filhos vão à universidade irão encontrar apenas saber e cidadania e não balas perdidas.

Artigo anteriorCimento
Próximo artigoMorte
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Metroviários de SP param por vacinas e lockdown

Greve de 24 horas pede medidas de prevenção contra Covid para trabalhadores do transporte público.

‘Eu quero uma casa no campo…’

Êxodo urbano: mais de 1,3 milhão de famílias brasileiras pretendem migrar para áreas rurais.

Direita vence no Equador

Banqueiro Guillermo Lasso vence socialista Andrés Arauz no segundo turno da eleição.

Mercados internacionais abrem com cautela

Enquanto isso acontece lá fora, aqui Ibovespa ensaia leve alta.

Semana começando sob tensão

Desde a semana passada, segue a novela do Orçamento.