Representantes dos funcionários do Banco Central informam que o Departamento Jurídico do órgão tem 80 vagas à espera de interessados. O principal desestímulo ao preenchimento está nas perdas salariais acumuladas nos últimos anos. Além de pessoas aprovadas em concursos que preferem outras oportunidades, existem profissionais que concorrem a vagas no Judiciário e largam o BC para ganhar mais. Enquanto isso, o contencioso do banco acumula volume de trabalho cada vez maior.
Vento em popa
Quando dizem que a economia brasileira vai bem, os representantes do FMI devem se referir aos setores ligados a segurança (noves fora o financeiro, claro). Somente o segmento de sistemas eletrônicos de segurança cresceu 12% em 2002, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o que representou um faturamento de R$ 2,7 bilhões. São 80 mil empregos diretos e 600 mil indiretos. No Brasil existem 5 mil empresas, sendo 2 mil no Estado de São Paulo.
Em armas
Já empresas de vigilância e afins somam 1,4 mil no Brasil, com um exército particular de 500 mil vigilantes – regulamentados pelo Ministério da Justiça, ou seja, não incluídos os “informais”. Já os investimentos em iluminação voltada para o setor de segurança são de US$ 100 milhões anuais, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux).
Taxa única
O Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou a instituição de uma tabela única de assuntos de distribuição processual da Justiça Federal a ser implantada por todos os Tribunais Regionais Federais até 1º de janeiro de 2004. A adoção desta tabela vai possibilitar, entre outras coisas, a implementação de um sistema processual unificado dos Juizados Especiais Federais (JEFs), com a criação de uma base de dados de jurisprudência, de um cadastro nacional de processos distribuídos na Justiça Federal, entre outros benefícios.
Acabou a festa
A Câmara de Vereadores do Rio aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 631/2001, de autoria do vereador Rodrigo Bethlem (PV), que prevê a antecipação de novos feriados na cidade do Rio de Janeiro para os domingos. O projeto vai ser enviado para a sanção do prefeito Cesar Maia.
PT tucano
Da deputada federal Luciana Genro, do grupo autêntico do PT, protestando com ironia contra a tentativa da cúpula do partido de enquadrar os setores que não aceitam encampar propostas antes combatidas pelos petistas: “Não queremos sair do partido. O PT é mais nosso do que deles. Não seria mais razoável que sofressem processo de expulsão e se filiassem ao PSDB?”
Capazes
Capacitar pessoas portadoras de deficiência para atuarem no mercado de trabalho em Tecnologia da Informação é a proposta do Projeto Acesso, que será lançado amanhã, às 19h, pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), em parceria com o Instituto Muito Especial. Na ocasião, João Baptista Cintra Ribas, coordenador do Programa Empregabilidade de Pessoas com Deficiência da Serasa fará a palestra “A inclusão profissional do portador de deficiência”. Informações em www.ibta.com.br, pelo correio eletrônico info@ibta.com.br ou pelo bom e velho telefone: (11) 5081-9710.
Acorda Palocci
Comemoração relevante de “risco Brasil” em queda será quando pais puderam saber que quando seus filhos vão à universidade irão encontrar apenas saber e cidadania e não balas perdidas.