Efeito indireto

Entre março de 1999 e outubro passado, o Banco Central reduziu a taxa Selic de 45% ao ano para 19% (agora está em 18,5%), uma queda de 57,78%. Entretanto, as taxas cobradas para consumidores e empresas foram reduzidas somente em 43,58%, segundo a Anefac, associação que reúne executivos do setor de finanças. Ainda assim, segundo a entidade, a queda na Selic tem resultado indireto muito maior, que é a redução da rentabilidade dos títulos públicos. “Ou seja, na medida em que o BC reduza a taxa, diminui a rentabilidade dos bancos que destinam seus recursos para aplicações em títulos públicos (66,6% do total dos seus ativos), empurrando-os para operações de crédito, a fim de aumentar a sua rentabilidade. Este movimento de aumento do volume de crédito no sistema pressiona para baixo as taxas de juros”, sustenta a Anefac.

Perdulário seletivo
É apressado e superficial dividir entre “responsáveis” e “gastadores” os grupos que se digladiam no interior do governo. Embora, no essencial, defendam as mesmas políticas, dilmistas e paloccistas têm na prioridade dos gastos um diferencial importante. Enquanto o grupo da ministra da Casa Civil defende alguma folga para aplicar em infra-estrutura, a turma de Palocci quer torrar tudo em juros.

Bode
Tal qual na Argentina – onde culpam Duhalde e Kirchner pela quebra do país, ocorrida na verdade no governo Menen – os neoliberais já requentam desculpas para novo fracasso a ser colhido no Brasil: a culpa é dos setores do governo que querem “gastar” e “jogar por terra o esforço” de mais de dez anos de arrocho.

Sem ombro
Ligado a militares da reserva, o jornal Ombro a Ombro circula pela última vez este mês. Nacionalistas e defensores da memória do golpe de 64, seus fundadores eram críticos do “universo dominado pela mídia amestrada, a serviço dos “donos do mundo””.

Desigualdade
No início dos anos 90, os 10% mais ricos dos países da América Latina detinham até 45% da renda nacional. No início deste milênio, essa diferença aumentou em oito países, afirma o professor Ricardo Bergamini. O Brasil, que está entre os três países mais desiguais do mundo, detém o recorde da região: os 10% mais abastados têm uma renda equivalente a 32 vezes o que recebem os 40% mais pobres, segundo a ONU.

Pipocou
Os últimos acontecimentos dentro e fora das quatro linhas brasileiras já deveriam ter feito o presidente Lula mobilizar sua faceta mais atuante, a de ministro de Esportes. No mínimo, para dar um palpite sobre os riscos para a lisura do esporte trazido pela lavagem de dinheiro.

Bispo
Primeira editora no Brasil liberar seus livros para livre reprodução, desde que citados fonte e autor (copyfree) a Editora do Bispo lança o Catecismo de Devoções, Intimidades & Pornografia, do jornalista, escritor e colunista da BR Press Xico Sá. O livro mescla manuais eróticos da antiguidade, Carlos Zéfiro, até a linguagem eclesiástica. Detalhes em www.editoradobispo.com.br

Luz externa
A Coppe (UFRJ) realizará, dia 5, às 10h, uma conferência com o ministro Celso Amorim sobre a política externa do governo Lula. O evento acontece no auditório, que fica localizado no Centro de Tecnologia, bloco G/sala122, Campus da Ilha do Fundão.

Nota
O programa A Nota é Minha, do Rio Grande do Sul, proporcionou um incremento de R$ 80 milhões na arrecadação do ICMS do setor varejo. De quebra, propiciou a distribuição de R$ 23,1 milhões a milhares de escolas, entidades beneficentes e hospitais em todo o estado.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSinal amarelo
Próximo artigoZarpar

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Português é o idioma mais procurado para trabalhos em NY

De acordo com o Instituto Camões, a língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo, com 260 milhões de pessoas.

Metrô: Estação Presidente Vargas vai se chamar Saara

PL segue para segue para o governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para sancionar ou vetar.

Mais um evento no Rio

Expectativa é receber cerca de mil empresas do setor de supermercados.

Check-up do acerto de contas com o Leão

Por Sandro Rodrigues