Efeitos colaterais

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O caso Waldomiro Diniz já derrubou um José Dirceu. Coordenador da bancada da Igreja Universal no Congresso e, guardada todas proporções, uma espécie de Dirceu da Universal, o Bispo Rodrigues (PPL-RJ) acaba de ser defenestrado do cargo. A divulgação de que a mulher de Diniz foi sua chefe de gabinete o teria colocado em desgraça junto à cúpula da igreja.

Bem na foto
Mesmo tendo que “tocar piano” ao aqui aportar, o norte-americano não deixa de gostar do Brasil: segundo pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, é o sétimo país mais bem visto pelos americanos, dentre 22 analisados. A visão favorável do país é compartilhada por 66% dos entrevistados nos EUA, contra 21% que disseram ter uma imagem desfavorável. A pesquisa foi feita entre os dias 9 e 12 de fevereiro. Os países preferidos são Austrália (88%), Reino Unido (87%) e Canadá (87%). A Coréia do Norte tem a pior reputação: 83% dos norte-americanos têm uma visão desfavorável do país. Ela é seguida pelo Irã, com 77%. A imagem do Iraque melhorou: um em cada cinco americanos (21%) tem uma imagem favorável do país hoje, contra apenas 5% em 2003. O Brasil foi o único país da América do Sul incluído na pesquisa e ficou atrás ainda do Japão, Alemanha e México.

Potencial orgânico
Apesar de representar apenas 7% do mercado total de alimentos – concentrado em supermercados – o consumidor de produtos orgânicos é responsável por um crescimento anual de 20% em vendas e 70% de giro de produtos. Estes dados foram anunciados em evento realizado pela Apex Brasil e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha em Nuremberg (Alemanha), para cerca de 60 empresários e entidades que participam da Biofach 2004, maior feira de produtos orgânicos do mundo. A Apex estima que o mercado deve crescer 15% este ano.

Linha verde
Ainda na Biofach, Volkert Engelsman, diretor da empresa Eosta, apresentou o financiamento de “linhas verdes” para produtores de frutas frescas. Segundo o executivo, é possível financiar de 40% a 60% da produção comercializada. “O acordo é formado pela empresa, no caso a Eosta, o produtor e o banco. A companhia e o produtor acertam o volume a ser exportado e é feita uma estimativa de venda. Parte deste valor é financiado pelo banco que cobra juros de 4% a 6% ao ano, uma vez que na Holanda há isenção de impostos para operações deste tipo”, explica Engelsman.

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Disque Rosinha
Santa Cruz, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, foi escolhido para implantação do serviço de socorro médico gratuito em casos de emergência, lançado ontem pela governadora Rosinha Garotinho. No prazo de sete meses todos os moradores das zonas Oeste e Norte poderão discar 192 para pedir auxílio. A idéia, simples e útil, poderia evoluir para um serviço que é uma das poucas coisas boas a se copiar dos Estados Unidos: um telefone único para emergência, que reúna de polícia a bombeiros, passando por médicos e defesa civil. Facilitaria a vida do cidadão e evitaria o jogo de empurra que hoje impera quando se liga para cada órgão.

Vida real
A propaganda da Monsanto mostrando as maravilhas de um mundo com transgênicos livres terá de ser modificada. O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) acolheu parcialmente representação do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e determinou a mudança do comercial, por considerar que ele transmite idéias equivocadas sobre os transgênicos, além de incentivar práticas ilícitas.

Eliminando do passado
Depois da informação, publicada aqui terça-feira, de que seu site ainda exibia foto em que, ao lado de outros colaboradores, aparecia ao lado de Waldomiro Diniz, o ministro José Dirceu trocou a ilustração. Substituiu-a por uma foto em que aparece ao lado do presidente Lula e do presidente do PT, José Genoino.

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