Efeitos da privatização

Hoje se produz 35% menos petróleo na Argentina que em 1998, e 9% menos que em 2010. A produção atual é similar à de 1992. O mesmo ocorre com o gás: a produção em 2011 cairá 4% e ficará igual à de 2000. A Argentina tem atualmente 22% menos reservas de petróleo do que em 1999, e metade das reservas de gás que tinha em 2000.

Ressignificações
A escolha das palavras nunca foi um processo de resultado neutro. No jornalismo econômico, frequentemente é transformado em um processo de naturalização dos interesses do status quo financista. Por isso, não surpreende, mas deve servir de alerta ao pensamento crítico a opção das agências internacionais de notícias, seguidas por seus replicadores locais, por chamar de “ajuda” os empréstimos concedidos por União Européia, FMI e Banco Central Europeu (BCE), para que governos europeus continuem a manter o fluxo de pagamentos para a banca.
Na verdade, mais do que empréstimos, suas condições draconianas, que ameaçam a coesão social duramente conquistada naquele continente, são instrumentos de chantagem. Ela visa a aproveitar a insolvência a que foram levadas algumas nações devido aos bilhões de euros transferidos ao sistema financeiro para ampliar espaços naquelas economias das empresas dos principais integrantes da UE, particularmente, as multis alemãs e francesas.

Austeridade seletiva
O mesmo se dá quando se traduz como “austeridade” medidas recessivas de desmonte do Estado de bem-estar social e de tunga de direitos sociais e trabalhistas. Em uma de suas acepções, a palavra é dicionarizada como “qualidade do que é duro, penoso”.  Na gramática dos defensores das medidas de austeridade nos noticiários e na casta financista, ela vem sempre acompanhada da ressalva: “mas só para os outros”.

Socializar os prejuízos
Aliás, como confirmam as duras críticas dirigidas pelos executivos do sistema financeiro estadunidense aos que defenderam moderação na distribuição de bônus nos bancos socorridos com dinheiro do contribuinte, incluindo o presidente Barack Obama, rentista só é contra o Estado quando este distribui benefícios fora dos círculos da plutocracia.

Apólice vencida
O número de empregados no setor de seguros nos Estados Unidos ficou estagnado na última década. Eram 2,3 milhões em 2001, e 2,2 milhões em 2010, segundo o Insurance Information Institute.

Xícara
O apreciador de café especial deve procurar o grão do cafeicultor José Romeu Aith Favaro, produzido na Estância Tijuco Preto, em Tejupá. Ele foi o grande vencedor do 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. A festa de entrega será nesta quarta-feira, às 16h, no Museu do Café, em Santos.

Impedimento
Romário, quem diria, de figurinha carimbada na mídia tupiniquim até recentemente, foi censurado, pela primeira vez na vida, pelas emissoras brasileiras. Razão: ter sido o único, ao lado de Garotinho, a dirigir perguntas desconfortáveis ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante a audiência na Câmara dos Deputados sobre a Lei Geral da Copa.

Babalorixás
Não procedem as informações de que, com o prestígio abalado desde o estouro da crise global, em 2008, as agências de classificação de risco contratariam a assessoria dos matemáticos que palpitam sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol.

Menino do Rio
Em meio ao tiroteio, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, recebe nesta quinta o Título de Benemérito e Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.

Preto no branco
Se forem conferir os gastos com impressos do Ministério do Trabalho, os auditores terão uma surpresa.

Artigo anteriorMetas do BC
Próximo artigoPensamento único
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.