O embaixador de El Salvador no Brasil, Luis Alberto Aparicio Bermúdez esteve nesta quarta-feira na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para um encontro com cerca de 50 empresários brasileiros. Ele apresentou as vantagens de seu país para fazer negócios e como hub logístico.
Os pontos fortes destacados pelo embaixador foram: a localização estratégica (fica a poucas horas de voo das principais cidades dos EUA ou da América do Sul e pode ser um importante hub de cargas para a Costa Oeste norte-americana); força de trabalho jovem; ambiente de negócios favorável; economia dolarizada desde 2001 (evita a flutuação cambial); baixa inflação (na casa de 1,7% – mas, é bom lembrar, em dólar); salários menores que nos vizinhos (US$ 365 na indústria, quase a metade do Panamá); e segurança (segundo o governo, o país mais seguro da região – fruto da controversa política do presidente Nayib Bukele que levou aos presídios algo como 2% da população do país; seria como se no Brasil fossem encarceradas 4 milhões de pessoas, ou cerca de 8x a população carcerária atual).
Uma missão comercial brasileira irá a El Salvador em março. As empresas brasileiras têm presença tímida no país: o embaixador citou a indústria têxtil Pettenatti e a empresa de tecnologia Stefanini. Bermúdez comentou com este colunista sobre a importância de o Itamaraty convidar os países menores da região para fóruns como a Cúpula dos Brics, que este ano será no Brasil.
El Salvador é um país pequeno, com área territorial de 21.040km², inferior Pa do menor estado brasileiro (Sergipe, 21,9 mil km²). A população, de 6,3 milhões de habitantes, é quase igual à da capital do Rio de Janeiro. O PIB per capita é de apenas US$ 5,8 mil (FMI, outubro de 2024), o 103º do mundo.
Lá vai o trem
Nesta sexta-feira (31), às 14h, será realizada, na Firjan, audiência pública para discutir a concessão para a implantação da Ferrovia Vitória–Rio (EF-118), entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES). Wagner Victer, ex-secretário de Energia do Rio de Janeiro, defende que a obra contemple o projeto original, que prevê um ramal entre Santa Leopoldina (ES) e Nova Iguaçu (RJ), cruzando boa parte do estado fluminense.
“Da forma como esta sendo conduzida essa ferrovia será péssimo para o Rio. Querem fazer só o trecho do Porto do Açu para o Espírito Santo e vão transformar o Porto do Açu em um mero corredor de exportação de minério, só trazendo impacto ambiental e não trazendo empregos (geração irrisória) e não pagando impostos por ser exportação (Lei Kandir).
Rápidas
A ABRH-SP realiza, em 4 de fevereiro, o Prêmio Ser Humano, reconhecendo as melhores práticas em RH. A premiação, no Teatro CIEE, marcará também a posse da nova diretoria, com Eliane Aere assumindo a presidência para o triênio 2025-2027 *** A Agetransp abriu a primeira consulta pública deste ano, sobre o Plano de Ação Emergencial e Contingências para as Concessionárias e Permissionárias Reguladas. O prazo é curtíssimo: até esta sexta-feira (31). Detalhes no site da Agência *** A Massa X, que faturou cerca de R$ 21 milhões em 2024 fornecendo pães de queijo e salgados congelados, lança este ano sua marca própria de congelados para os supermercados, a Klok, e espera fechar o ano com crescimento de 20%.