Eldorado

73

Para se avaliar o crescimento da presença dos países emergentes no setor de seguros nos últimos anos, o consultor Francisco Galiza, da Rating de Seguros (www.ratingdeseguros.com.br), apresenta alguns números: desde 1990, a taxa média de crescimento do faturamento de seguros (Vida e Não Vida) dos países industrializados foi de 2,7% ao ano. Nos países emergentes (China, Brasil, Índia etc.), foi de 10,3%.

Mais que a Selic
Analisando a tabela do Tesouro Nacional, a Auditoria Cidadã da Dívida verificou que no último dia útil de junho foram emitidos quase R$ 5 bilhões em títulos da dívida pública, “que pagarão juros de 12,2% ao ano em média, ou seja, bem mais que a já absurda taxa Selic”, contabiliza o economista Rodrigo Ávila.

ISS eletrônico
Setenta mil empresas cariocas prestadoras de serviço contribuintes do ISS têm até 30 de setembro para se prepararem para o sistema da Nota Carioca. O analista de negócios Sandro Rocha, responsável pelo projeto – e que também trabalhou na implantação da nota fiscal de serviços eletrônica em São Paulo (SP), Recife (PE) e Macaé (RJ) – enumera as vantagens: “Os consumidores que exigirem o documento vão concorrer a prêmios em dinheiro (até R$ 20 mil) e desconto de até 50% no IPTU.”
As empresas se beneficiam do programa ao ficarem dispensadas de praticamente todas as obrigações acessórias com o Fisco, terem economia com a menor emissão de documentos fiscais e não precisarem mais armazenar grande volume de papel, por anos.
Para tirar as dúvidas dos empresários, Rocha dará um curso de um dia, com duração de oito horas, no próximo dia 17. Informações: (21) 2213-9343 ou www.nasajon.com.br/educacional

Símbolo capitalista
A Coca-Cola fechou 2009 com 21,7% do mercado russo de bebidas não alcoólicas. A multinacional cresceu 0,7%, enquanto as vendas totais no país caíram 13%. A empresa anunciou ter investido no ano passado de 99 milhões de euros no desenvolvimento de suas operações na Rússia.

Espaço Publicitáriocnseg

Esqueceram
Falta porto no projeto Porto Maravilha, alfineta o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia. Segundo ele, nota-se uma “ausência completa do próprio Porto do Rio, a cada dia mais importante”. Entre 2001 e 2006, o movimento, em toneladas, do porto carioca cresceu 48% ao ano.

Espantos
As águas que caíram sobre o Rio de Janeiro no início de abril, embora fossem de março, causam menos espanto pela troca de calendário do que por algumas das consequências administrativas. Apenas agora, quase três meses depois do aguaceiro, a Prefeitura carioca colocou  avisos em alguns acessos informando sobre o trecho do caminho interditado até o Cristo Redentor.

Candidata
Candidata a sediar a Copa do Mundo de futebol em 2018 ou 2022, a Rússia ouviu a experiência brasileira na palestra “Aspectos Econômicos e Organizacionais na Preparação para a Copa do Mundo”, feita pelo presidente nacional da Câmara Brasil-Rússia, Gilberto Ramos durante Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Ainda a Copa
Muitos – a ampla maioria – dos colunistas da mídia que agora criticam Dunga defenderam, nos últimos anos, ainda que de forma enviesada, os conceitos que o ex-treinador implantou na Seleção brasileira. “Futebol moderno é assim”, “não se pode ficar com romantismo”, “tem que ser competitivo” são maneiras disfarçadas de defender um futebol retrancado, com jogadores de pouca categoria – o futebol de resultados, enfim.
Não por acaso, termos semelhantes são usados na Economia para rebater críticas ao neoliberalismo: “não se pode lutar contra o curso da História”, “o mundo agora é competitivo” etc. Também não por acaso, as teses acabam destruídas pelos fatos, como a crise de 2008, ou a eliminação do Brasil e de outras seleções que rebarbaram os craques e apostaram em jogadores menos talentosos e mais combativos. Dos quatro semi-finalistas, só o Uruguai pode ser classificado como retranqueiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui