Eleição nos EUA: a repugnância superará o medo?

Pesquisa mostra emoções dos eleitores estadunidenses; empolgação, só com Kamala Harris.

Fatos e Comentários / 16:20 - 23 de set de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Os cidadãos dos Estados Unidos votarão nas eleições presidenciais deste ano para evitar que o indesejável aconteça. As emoções mais citadas pelos eleitores são alívio, repugnância, medo e decepção. O estudo foi desenvolvido pela startup finlandesa NayaDaya, especialista em comportamento nas redes, em conjunto com a empresa de pesquisas de mercado online YouGov e a alemã Statista.

O estudo revela emoções e comportamento de cidadãos estadunidenses evocados pela eleição de Donald Trump e Mike Pence ou Joe Biden e Kamala Harris. “Para os eleitores dos EUA, a eleição consiste principalmente em evitar um resultado indesejável”, disse em nota Marcello Mortillaro, Ph.D e cientista sênior parceiro da NayaDaya Inc.

A emoção mais escolhida sobre Trump é repugnância, que indica violação dos padrões morais dos eleitores. Pence é o reflexo de Trump: sua reeleição evoca ainda mais repulsa, mas no geral menos emoções. No caso de Biden, a emoção mais comum é o alívio, o que implica evitar uma ameaça.

Mortillaro explica: “Quanto a Biden, quase metade dos democratas sente alívio, uma emoção positiva com um impacto pouco envolvente. Harris é diferente de Biden. Ela desperta emoções positivas e envolventes de orgulho, admiração e alegria.” Entre os republicanos, repulsa e medo são as emoções mais fortes em relação às eleições de Harris e Biden.

O NayaDaya Emotional and Behavioral Intelligence, que se baseia em pesquisas científicas conduzidas de forma independente pela Universidade de Genebra, na Suíça, foi usado para analisar as emoções dos eleitores dos EUA.

A pesquisa pretende predizet o comportamento e envolvimento do eleitor: 32% são leais a Trump; Pence tem 27%; Biden, 45%; e Harris, 42%. Entre os jovens (18-34), 47% são leais a Biden, 27% a Trump. Entre os afro-americanos, 58% são leais a Biden, apenas 13% a Trump. Mais de um quarto dos entrevistados não são a favor de democratas ou republicanos; 31% deles estão engajados positivamente em Trump, 37% em Biden.

Os dados foram coletados como uma pesquisa online com 1,265 eleitores por meio do painel YouGov nos EUA, de 2 a 4 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

Saúde mental

Dados do aplicativo Ensina by FS, da FS Security, indicam que seus usuários aumentaram a procura por temas focados em saúde mental e qualidade de vida. Entre março e agosto houve um crescimento de 108% na conclusão de cursos livres como Automotivação na Prática, Inteligência Emocional e Prática de Yoga.

 

Corpo diplomático

A Fundação Cesgranrio e o Portal Consultoria em Turismo farão a entrega do título de Embaixador do Turismo do RJ neste sábado, às 17h, via YouTube. O evento, com cerimonial de Ana Cristina Rosado, homenageará personalidades que lutam por um Rio melhor.

Bayard Boiteux coordena o projeto há 30 anos. O júri que escolheu os agraciados foi presidido pelo professor Carlos Serpa e contou, entre outras personalidades, com Ana Botafogo. Oswaldo Montenegro é um dos agraciados, assim como Ana Leite Barbosa, Edgar Mandarino, Maurício Werner e Christiane Michelin, entre outros.

 

Vitimismo

Muito se falou sobre as mentiras que Bolsonaro contou na ONU, mas o seu discurso foi também marcado pelo vitimismo: ataque ao Brasil usando o meio ambiente, cristofobia e outros mimimis.

 

Rápidas

Edis Milaré participará, junto com o diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Jônatas Trindade, e outros especialistas do Ciclo de Palestras de Direito Ambiental, nesta sexta-feira, às 14h, no canal TVIAB no YouTube *** A PepsiCo está com inscrições abertas até 19 de outubro para seu Programa de Estágio First Gen *** Como a economia reagirá nos próximos meses e no ano que vem? O FGV Ibre abordará o assunto no III Seminário de Análise Conjuntural, dia 28, 10h, pelos canais do YouTube e do LinkedIn da FGV. Inscrições aqui *** Nesta sexta e no sábado, surfistas de todo Brasil poderão conferir o Rio Ecoesporte Treino – Surf, que trará como destaque a lenda do esporte Rico de Souza, no Recreio dos Bandeirantes. Informações (21) 99742-9191 *** O Rio Othon Palace promove neste sábado, 10h, o Festival Acessibiliarte, para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor