As caravanas com milhares de migrantes da Guatemala, Honduras e El Salvador com destino aos Estados Unidos são um drama exibindo a catástrofe social e econômica na América Central. O movimento não tem levantado na comunidade internacional o apoio e o debate necessários diante de uma situação tão grave. Fala-se em 7 mil pessoas, mas há jornais que calculam o dobro disto.
Nos EUA, o assunto caiu no noticiário eleitoral. A resposta de Trump é mandar soldados e cortar ajuda aos países envolvidos (que, explorados pelos norte-americanos, enviaram no sentido contrário valores muito maiores). A ONU dá respostas tímidas, e a OEA parece interessada apenas na Venezuela.
Este é um dos motivos de os migrantes ficarem à margem da mídia (outro, a própria invisibilidade social): eles são originários de países cujos governos são fiéis aos princípios de Washington. Não vêm de Cuba ou Nicarágua. Guatemala, Honduras e El Salvador, como o Haiti, são nações pobres, sistematicamente exploradas, mas nunca são apresentadas como prova do “fracasso do capitalismo”.
Os EUA recebem de braços abertos os imigrantes com dólares para comprar o green card, dinheiro enviado dos mesmos países que condenam suas populações a pobreza e violência. Para os que não têm como pagar, sempre haverá os marines.
JC Cardoso, de Beijing
Ausente
Cerimônia de encerramento de todo o programa de intercâmbio entre a imprensa latina e a chinesa. Adivinha qual embaixada não mandou representante? Nem mesmo um aspone?
Iniciativa
Homem não chama mulher para beber (bebida alcoólica) nem para dançar na China. A menos, é claro, que sejam namorados, marido e mulher, ou haja segundas intenções. Em caso de convite sem qualquer conotação afetivo-sexual, homem só convida para comer. Já elas podem tudo.
Mais utopia
No grupo da Ásia, há um jornalista do Nepal. Conversamos sobre Himalaia. A maior parte fica do lado chinês (Tibete), mas o acesso é muito mais difícil. Por isso, seu país acaba sendo rota turística. Ele mesmo já havia subido até a segunda base.
Foi quando me lembrei (de novo) da história de Horizonte Perdido. Comentei sobre o livro que virou filme e falei que a cidade da trama se chamava Xangri-lá. “Sim, quer dizer utopia em tibetano. Todo mundo pergunta isso. Mas não existe na vida real, só na ficção. Xangri-lá não é uma cidade, é um estado de espírito. Está em cada um de nós.”
Rápidas
Um lote de café do tipo Cereja Descascada, da Fazenda Santa Alina, em São Sebastião da Grama, conquistou a maior pontuação (9,01) no 17º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo *** Para celebrar os cem anos do livro Urupês, de Monteiro Lobato, a Editora Unesp e a Universidade do Livro realizam encontro com especialistas, nestas segunda e terça-feira. Inscrições: http://editoraunesp.com.br/unil/cem-anos-de-urupes-05112018?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Infomativo+130 *** Na segunda-feira, o Center Shopping Rio realizará campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio, das 10h às 15h *** Nesta sexta, às 17h, o Center Shopping Rio apresenta a contação de história Jasmin e Alladin *** No domingo, às 16h, a peça Chapeuzinho Vermelho será encenada no Shopping Jardim Guadalupe *** Nestas segunda e terça, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realiza, no campus Higienópolis, o II Fórum de Liberdade Econômica. Inscrições: www.mackenzie.br/liberdade-economica/ *** Na próxima terça-feira, André Salles, especialista em investimentos da Driftwood, dará palestra sobre opções de aplicações para obtenção do Green Card e outros tipos de vistos para residência permanente e temporária nos EUA. O evento, gratuito, será realizado no JW Marriott (Av. Atlântica, 2600 – Copacabana) *** A FMP/Fase, de Petrópolis, está fechando parceria para intercâmbio com a Universidade Nacional de Quilmes, da Argentina *** Os mais de 102 mil advogados do Rio de Janeiro vão às urnas no próximo dia 21 para escolher o novo presidente e a diretoria da OAB/RJ para o triênio 2019–2021. Concorrem seis chapas *** A chapa OAB Forte e Unida, da advogada Ana Tereza Basilio, realiza o evento Mulheres com Bandeira, nesta segunda, às 17h, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.