Líder em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, a Eletrobras experimentou um expressivo crescimento em sua base de clientes em 2023. Esse aumento resultou em uma série de desafios. O mais importante deles era dar mais agilidade nas respostas aos usuários em solicitações presentes na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“O investimento em tecnologia permitiu um mapeamento mais detalhado das atividades de tratamento de dados pessoais e uma gestão robusta de incidentes e fluxos de dados, reduzindo riscos de não conformidade e melhorando a capacidade de resposta às solicitações dos titulares”, explica Daniel Beltran, DPO da Eletrobras.
A solução proporcionou à Eletrobras e suas subsidiárias – Eletrosul, Chesf e Eletronorte – a centralização e automação dos processos de gestão do programa de privacidade, garantindo maior eficiência e auditoria. Essa funcionalidade garante que uma pessoa possa solicitar acesso às informações que uma organização controladora possui sobre ela, bem como entender como esses dados são processados.
Aline Deparis, CEO da Privacy Tools, empresa responsável pelo projeto, detalha que a implantação da solução na Eletrobras envolveu várias etapas, desde o treinamento e capacitação dos colaboradores até a customização e parametrização do sistema.
“O primeiro passo da nossa jornada foi garantir que a equipe de proteção de dados estivesse plenamente capacitada para operar a nova ferramenta, compreendendo os módulos e suas possibilidades de parametrizações. Nossa equipe de implantação organizou sessões de treinamento, proporcionando conhecimento técnico e prático sobre o uso do sistema. Esse treinamento foi essencial para garantir que a equipe pudesse maximizar o potencial da solução”, conclui Deparis.
Maior companhia do setor elétrico da América Latina, o Grupo Eletrobras é líder em geração de energia elétrica brasileira, com capacidade geradora equivalente a 23% do total da capacidade instalada do país.