Retrospectiva
Início Acredite se Puder Eletrobras é “austera” na remuneração dos seus dirigentes

Eletrobras é “austera” na remuneração dos seus dirigentes

261

Apesar de todos os brasileiros imaginarem o contrário, a Eletrobras é bastante “austera” no que diz respeito à remuneração da sua diretoria estatutária, pois mensalmente distribui uma média de R$ 43,17 mil para cada um dos seis participantes. No mês de dezembro, no entanto, cada um deles é contemplado com mais R$ 26,25 mil, a título de gratificação natalina. A mesma política de contenção de gastos também é estendida para a fixação da gratificação por cada participação na reunião mensal do Conselho de Administração. Embora, o cargo seja bem disputado, cada um dos seus nove componentes recebem apenas R$ 3,89 mil e, também, a mesma quantia pela tal de gratificação natalina. Enquanto isso, cada um dos quatro participantes do Conselho Fiscal tem direito a R$ 4,37 mil mensais, além de igual quantia como gratificação natalina.

Poder aos portugueses?
Na assembléia realizada em abril deste ano, sem saber, os minoritários da Eletrobrás aprovaram a inclusão de um jornal “estrangeiro”, após poucos meses do seu lançamento, para a publicação dos balanços da empresa.

Reguladores quebraram o Lehman Brothers?
Ao prestar depoimento na Comissão de Inquérito de Crises Financeiras sobre a maior falência da história dos Estados Unidos, que rebentou a bolha especulativa do mercado imobiliário, Richard Fuld, ex-CEO da instituição, afirmou que tudo poderia ser evitado se os reguladores norte-americanos não tivessem se baseado em informações falsas e recusado o apoio estatal ao banco. Será que isso é verdade?

Recrosul parcela dívida
A Recrusul requereu adesão ao parcelamento dos débitos de ICMS, inscritos e não inscritos em divida ativa, junto a Fazenda Publica Estadual do Estado do Rio Grande do Sul. A dívida cujo montante atinge R$ 4,3 milhões foi parcelada em 120 meses, sendo que a primeira parcela foi paga no final do mês passado. As demais, serão quitadas mensalmente e corrigidas pela taxa Selic.

Espaço Publicitáriocnseg

Banestes volta ao crédito imobiliário
Após 17 anos sem operar no crédito imobiliário, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) voltou ao segmento com uma carteira inicial de R$ 200 milhões, para financiar até 70% de imóveis novos ou usados no valor de até R$ 500 mil. A expectativa é conceder financiamentos para cerca de 1,3 mil imóveis em um ano, com taxas de juros entre 8,2% e 10,5% ao ano, com prazo máximo de 20 anos e condições especiais para servidores públicos. O Banestes agilizará os trâmites para a aprovação do crédito em até 50 dias. A volta do banco ao segmento imobiliário é uma forma de fidelizar os clientes, já que a demanda pelo crédito para a compra da casa própria está aumentando.

Fosfato no MT
O Governo de Mato Grosso anunciou a descoberta de depósitos com 11,5 bilhões de toneladas de minério de ferro e 450 milhões de toneladas de fosfato. As jazidas ficam na região oeste de Mato Grosso, no município de Mirassol D”Oeste. O teor médio de ferro nas rochas é de 41% e no caso do fosfato é de 6,5%. As áreas onde estão localizados os depósitos são de propriedade particular e a exploração já foi requerida pela empresa mineradora GME4.

Ex-braço direito briga com Eike na Justiça
O engenheiro e ex-presidente da BR Distribuidora Rodolfo Landim, que por quatro anos foi o braço direito de Eike Batista nas empresas do grupo EBX, entrou com uma ação contra seu antigo chefe e atual desafeto. Segundo o advogado de Landim, Sérgio Tostes, Eike não teria cumprido um acordo de sociedade que os dois haviam firmado. A saída de Landim do grupo foi anunciada em abril passado, depois de sérios desentendimentos. No cerne da briga, está o pagamento de bônus e participações que teria sido acertado quando Eike convidou Landim para deixar a BR Distribuidora e integrar o grupo EBX, atraído por um salário mensal de R$ 300 mil.
Na época, o grupo de Eike era avaliado em US$ 300 milhões, quase 1% do que valia quando Landim deixou o conglomerado: US$ 27 bilhões. O contrato de Landim também lhe dava direito a 1,5% da Centennial, a empresa pessoal de Eike que, na estrutura societária, fica acima da holding EBX.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui