Foto tirada em 17 de setembro de 2021 mostra um pôster do jogo chinês Genshin Impact, numa estação de metrô em Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China. (Xinhua)
Beijing, 31 mai (Xinhua) — A desenvolvedora e publicadora de jogos chinesa Hangzhou Electronic Soul Network Technology Co., Ltd. (Electronic Soul, 603258.SH) anunciou em 28 de maio que planeja comprar os 20% restantes das ações da Xiamen Youdong Network Technology Co., Ltd. (Youdong Network), outra desenvolvedora e operadora de jogos chinesa, por 126 milhões de yuans, visando integrar os recursos essenciais para se globalizar em uma velocidade mais rápida, informou Securities Daily.
A Electronic Soul tinha comprada 80% das ações da Youdong Network em 2019 e, após a conclusão da aquisição acima mencionada, a Youdong Network se tornará uma subsidiária integral da Electronic Soul.
De 2019 a 2021, a Youdong Network viu o seu lucro líquido total atribuível aos proprietários da controladora após a dedução de ganhos e perdas não recorrentes registrar respectivamente 51,6824 milhões de yuans, 69,4088 milhões de yuans e 76,4825 milhões de yuans, todos excedendo as metas de desempenho comprometidas com Electronic Soul por sua contraparte.
É informado que, nesta aquisição, a contraparte prometeu que o lucro líquido atribuível aos proprietários da empresa-mãe, após deduzir ganhos e perdas não recorrentes da Youdong Network em 2022 e 2023, não seria inferior a 80 milhões de yuans.
O desempenho da Youdong Network tem crescido rapidamente nos últimos anos, com a taxa composta de crescimento do lucro líquido de 2018 a 2021 atingindo 52,89%, contribuindo significativamente para a Electronic Soul, segundo um executivo da Electronic Soul.
Atualmente, a Electronic Soul está acelerando o layout de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a distribuição no exterior, integrando ainda mais as vantagens de recursos no exterior da Youdong Network, que possui anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de jogos no exterior e operação, apresentando bons resultados de negócios no exterior. Isso irá ajudar a aumentar a competitividade essencial da Electronic Soul, acrescentou o executivo.
A Youdong Network tem estabelecida boas relações de cooperação com os outros desenvolvedores de jogos chineses como efun, Oasis Games, YOOZOO, Changyou, etc., com alguns dos seus produtos entrando no top 20 das listas de best-sellers do Google e da Apple em Japão, Vietnã e Indonésia, entre outros.
De acordo com a empresa de análise de dados SensorTower, o jogo para celular “huawu warring states” da Youdong Network ficou entre os 20 melhores jogos chineses no Japão em 2021. A Youdong Network também recebeu o título de “empresa nacional de exportação cultural chave em 2021-2022”.
Os negócios no exterior das empresas chinesas de jogos estão crescendo rapidamente. No primeiro trimestre de 2022, a receita real de vendas dos jogos autodesenvolvidos da China nos mercados estrangeiros atingiu 4,554 bilhões de dólares (cerca de 29,6 bilhões de yuans), um aumento anual de 12,06% e, em 2021, o valor foi de 18,013 bilhões de dólares (cerca de 121,3 bilhões de yuans), um aumento anual de 16,60%, segundo um relatório do instituto de pesquisa de dados CNG.
Nos últimos anos, os negócios no exterior da Electronic Soul gradualmente formaram uma escala. Os dados mostraram que, em 2021, os seus negócios no exterior geraram um aumento de receita anual de 40,36%, tornando-se um importante motor de crescimento da empresa.
Além disso, de 2019 a 2021, as suas receitas no exterior registraram, respectivamente, 56 milhões de yuans, 103 milhões de yuans e 144 milhões de yuans, representando 8,07%, 10,05% e 14,49% da receita total.
A empresa investirá mais em P&D de jogos no exterior e publicidade no mercado de produtos, como também fortalecerá o layout de reserva da equipe de P&D, de acordo com a Electronic Soul.
As receitas no exterior dos jogos autodesenvolvidos da China mantiveram altas tendências de crescimento, observou o mesmo executivo da Electronic Soul, acrescentando que, utilizar os jogos online como a transportadora incorporada com a cultura chinesa e aproveitar a internet para romper o capital global e as barreiras tecnológicas, é uma maneira importante para que a China realize intercâmbios culturais com os outros. Além disso, a competitividade internacional da indústria de jogos também está em aumento.
Qian Xiangjin, professor da Escola de Administração da Zhejiang University, disse que os mercados estrangeiros diversificados forneceram grandes espaços de desenvolvimento para as empresas de jogos nacionais, porém os mercados estrangeiros apresentaram requisitos mais altos para a promoção de mercado, a operação no exterior e a capacidade de P&D das empresas.
Sob a tendência de correr atrás dos produtos de alta qualidade, as empresas chinesas mudaram gradualmente as estratégias de colocar mais ênfase no marketing do que em P&D e, no futuro, espera-se que as empresas que aderem à P&D de produtos de alta qualidade possam criar excelentes marcas de jogos chineses no exterior, acrescentou Qian. Fim
Leia também: