Os servidores ativos da Educação e do Degase do Estado do Rio de Janeiro receberam nesta sexta-feira os vencimentos de dezembro, dentro do prazo (décimo dia útil). Os recursos vêm do Fundeb, que não recebe “sequer um centavo do Governo Federal”, destaca o secretário Wagner Victer. O Fundo é capitalizado pelo ICMS. A notícia ganha mais destaque em meio ao caos que vive a administração estadual no Rio. Victer explica à coluna que o pagamento em dia – os servidores também receberam o 13º integral – é possível devido aos cortes feitos em cargos e gratificações.
O pagamento é importante para atenuar a crise econômica no estado. O atraso que atinge quase todas as demais categorias do funcionalismo repercute na economia fluminense, reduzindo as vendas no comércio e a prestação de serviços. Na prática, em 2016, os servidores tiveram garfados um mês de vencimentos. Um ciclo vicioso, pois quanto menor a movimentação do dinheiro, menor a arrecadação, aumentando o rombo do estado. Muitos dos problemas decorrem da frustração das receitas com impostos, queda provocada pela recessão em que a equipe econômica atolou o país. No caso do Rio, se somam o peso da dívida com a União, a perda de renda com a diminuição do preço do petróleo e os anos de desgoverno. Porém, o governador Luiz Fernando Pezão poderia fazer sua parte, renegociando contratos superfaturados e terceirizações escandalosas. Mas quanto a isto guarda-se tenebroso silêncio.
Com desconto
Caso a situação financeira esteja confortável, tendo algum dinheiro investido, o mais recomendado é o pagamento do IPTU à vista com desconto, que fica na média de 6%, podendo chegar a 10% em algumas cidades. O conselho é de Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da Dsop Educação Financeira.
Ele lembra que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra forma de crédito, pois isso apenas levaria mais facilmente ao descontrole financeiro, possivelmente transformando a situação em uma bola de neve, considerando os altíssimos juros cobrados.
Na rota
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu que as obras de duplicação da SP-88, a Rodovia Mogi-Dutra, vão começar a partir de fevereiro. A afirmação foi feita ao deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP). A abertura do envelope da licitação estava prevista para 3 de janeiro. No entanto, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aceitou a interposição do recurso de umas das empresas participantes do processo licitatório. “O governador afirmou que este problema já foi resolvido, e que a licitação foi concluída, possibilitando o início das obras no próximo mês”, assegura o parlamentar.
Cabo
Empresas que não refugam em investir, mesmo com o quadro atual, e querem aproveitar as vantagens logísticas do Aeroporto de Cabo Frio e do Porto do Forno podem se candidatar a áreas em que a Prefeitura de Arraial do Cabo pretende instalar um condomínio industrial. Na última semana, foram desapropriadas quatro locais, com mais de 3 milhões de metros quadrados somados. O município espera, com este investimento, gerar mais 3,5 mil empregos.
Apertem os cintos
A Nissan fará demonstrações reais de condução autônoma na Grã-Bretanha no próximo mês, utilizando o veículo elétrico Leaf. Os testes serão realizados nas ruas de Londres, permitindo que os veículos e seus passageiros percorram uma vasta área urbana.
Duas vias
A Volkswagen lançou um pacote de três anos de revisões pré-pagas para cinco modelos de automóveis. É uma alternativa de movimentar as oficinas das concessionárias em tempos de vendas magras. De quebra, como o valor – R$ 999 – pode ser diluído nas parcelas do financiamento do veículo por meio do Banco Volkswagen, a companhia alemã ganha ainda uns caraminguás com os altos juros cobrados.
Papo reto
Do ex-governador Ciro Gomes, ao responder pergunta de um site se a privatização não seria a melhor opção diante de tantas denúncias de corrupção: “A Odebrecht é estatal?”, no que o repórter admitiu: “Não”. “Está respondida a pergunta”, finalizou o possível candidato à Presidência em 2018.
Rápidas
Estão abertas as inscrições para o curso “Diversidade no Marketing: Sendo inclusivo e não preconceituoso”, que ocorrerá entre 16 e 19 de janeiro, na ESPM-SP. As aulas serão ministradas por Marcus Nakagawa, professor da Graduação e MBA da escola. Informações: (11) 5081-8200 ou [email protected] *** O esporte como instrumento de inclusão social, educação e socialização. Essa é a proposta do Projeto Social Blindando Vidas, que acaba de ser inaugurado no Shopping Jardim Guadalupe (RJ). Haverá um espaço fixo para crianças e jovens entre 4 e 17 anos oferecendo aulas gratuitas de Muay Thai, Kick boxing, Jiu Jitsu e Judô *** O Shopping JK Iguatemi (SP) apresenta neste sábado um show de imagens, com o conteúdo do filme da Disney Moana, Um Mar de Aventuras projetado em uma cortina de água, das 19h30 às 21h30.