Em busca do turista

101

O preço médio da diária de um quarto de hotel ao redor do mundo caiu 17% nos seis primeiros meses de 2009, de acordo com o Índice de Preços de Hotéis (IPH) da Hotels.com. Os preços em junho estavam um sexto mais baixos do que um ano antes e somente 1% acima do nível de janeiro de 2004, quando o IPH foi lançado.
Os preços na América Latina tiveram a maior queda, 18% no primeiro semestre de 2009, comparado com o ano anterior. Na América do Norte e na Ásia as quedas foram de 17%; na Europa, de 16%. Quem se saiu bem foi Caribe, com perda de somente 2% no primeiro semestre do ano.
O índice acompanha os preços reais pagos, e não as tarifas anunciadas pelos hotéis. São acompanhados 78 mil hotéis em 13 mil locais em todo o mundo.

Promoção
A Air France está com promoção de passagens do Brasil para a Europa: a partir de US$ 719, em cinco vezes sem juros.

Remédio oficial
Se a compra governamental for implementada, vai alavancar o crescimento dos laboratórios nacionais, avalia o diretor-geral da Protec, Roberto Nicolsky, ao comentar a reforma na Política de Assistência Farmacêutica. Anunciada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, nesta terça-feira, a reforma vai propiciar o desenvolvimento de produtos através das parcerias público-privadas. “Estimamos uma economia de até R$ 150 milhões por ano. São produtos de alto valor agregado importantes para o SUS”, disse Guimarães.
O aumento das compras centralizadas pelo MS vai estimular parceiras para desenvolvimento de produtos entre laboratórios oficiais e empresas privadas e “dar mercado para as empresas nacionais”.

Adeus P&D
Roberto Nicolsky, da Protec, diz que falta inovação nas companhias brasileiras. “Está claro que a aquisição das empresas nacionais é fruto da falta de inovação. Ele cita a compra da Medlley pela Sanofi-Aventis e a possível aquisição da Neo Química pela Pfizer. “Isso mostra que a maior defesa da indústria nacional é inovar”, diz.
Pedro Palmeira, chefe de departamento de Produtos Intermediários Químicos e Farmacêuticos do BNDES, também mostrou preocupação com a aquisição de empresas brasileiras. “As estrangeiras não vão promover P&D no Brasil, mas em seus países de origem”.

Espaço Publicitáriocnseg

Palestra
Os deputados Otavio Leite e João Pedro fazem palestra sobre Direito e Turismo, nesta quinta, para alunos de Turismo e Hotelaria no campus da Rua Gonçalves Dias, Centro do Rio.

Din-din
Os impactos das novas descobertas no pré-sal na economia dos municípios fluminenses serão debatidos nesta sexta-feira, em evento organizado pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e a prefeitura de Maricá. As cidades que mais serão beneficiadas com os recursos do pré-sal são, além da anfitirã, Niterói, Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo. O evento acontecerá no Auditório do Colégio Cenecista Maricá (Rua Barão de Inoã, 137, Centro).

Latifúndio
A defesa dos interesses do Grupo Clarin empreendida por seus congêneres tupiniquins inclui o protesto contra a possibilidade de o Clarin perder cerca de 200 concessões públicas de rádio e TV. O mais espantoso não é que essa possibilidade se realize, mas que um único grupo de mídia possa deter duas centenas de concessões num único país.

Lá não pode
A propósito, alguém sabe quantas concessões de rádio e TV detêm The New York Times ou Washington Post nos Estados Unidos? Ou será que a lei de concessões no império é muito intervencionista para os gostos dos defensores da liberdade das empresas de comunicação por essas plagas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui