Em cinco anos, e-commerce aumentou faturamento em 785%

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E-commerce (Foto: Pixabay/CC)
E-commerce (foto Pixabay/CC)

Só nos cinco primeiros meses de 2022, o comércio eletrônico brasileiro aumentou o faturamento em 785%, segundo um estudo da SmartHint. De acordo com a pesquisa, parte do faturamento também se pode creditar ao crescimento do consumidor phygital (físico + digital).

Por outro lado, de acordo com o ranking do Reclame Aqui, as lojas online foram as que receberam mais reclamações em 2021. Nas duas lojas que tiveram o maior número de queixas, as reclamações principais foram sobre produtos, marketplace e entrega. As de atraso na entrega e frete, ficaram entre 10,3% e 15,92% respectivamente.

Pesquisa realizada pela Conversion apontou que 96% dos brasileiros disseram que pretendem fazer compras na Black Friday deste ano, segundo a análise da pesquisa, isso mostra um crescimento de 8% na intenção de compras em comparação com o ano de 2021.

Dentre os diversos tipos de produtos disponíveis com descontos, as cinco categorias que se destacaram com maior intenção de compra pelos entrevistados foram: smartphones (15%), eletrônicos e eletrodomésticos (15%), moda e acessórios (12%), calçados (11%) e cosméticos (9%).

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O perfil do consumidor mudou com a popularização dos aplicativos de compra e a facilidade que o e-commerce traz. Isso se reflete em 43% dos consumidores entrevistados optaram por fazer as compras de Black Friday em sites, seguido por 30% que preferem comprar por aplicativos e 27% que ainda preferem fazer suas compras em estabelecimentos físicos, segundo a pesquisa feita pela Conversion.

Ainda em relação ao perfil do consumidor, 17% dos entrevistados se dizem atraídos a fazer compras pelos preços atrativos por conta dos descontos, outros 12% aproveitam a data para fazer compras em apenas lojas conhecidas e 7% priorizam produtos aprovados e com selos de qualidade.

Apesar disso, de acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados disseram ter medo de fraudes.

O valor médio de compras durante a Black Friday também apresentou números bastante interessantes, segundo a pesquisa 32% dos entrevistados pretende gastar entre R$ 1.000 e R$ 3.000, outros (20%) optaram por compras no valor entre R$ 500 a R$ 1.000 e, por último 17% disse preferir gastar entre R$ 150 e R$ 300.

Em relação aos meios de pagamento preferidos pelos entrevistados, cartão de crédito lidera (32%) seguido pelo Pix (18%), cartão de débito (16%) dinheiro em espécie (12%) e, por fim, carteiras de pagamento, como o PicPay e PayPal, (11%). Esses números ainda revelam que o meio favorito ainda é o cartão de crédito pela facilidade de parcelar compras de alto valor para não impactar fortemente no orçamento pessoal de cada consumidor.

A pesquisa também buscou entender quais são os e-commerces preferidos para as compras nesta Black Friday. Entre os players mais citados, Americanas S.A. aparece na liderança com (41%) das menções, seguida da Amazon (28%) e do Mercado Livre (25%).

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