Em sete anos, conta de luz aumentou 137% a mais que inflação

433
Lâmpada acesa (Foto: Asif Akbar/Sxc.Hu)
Lâmpada acesa (Foto: Asif Akbar/Sxc.Hu)

A Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel) divulgou que desde 2015, a conta de luz subiu mais do que o dobro da inflação no mesmo período. A Tarifa residencial acumulou alta de 114%, enquanto a inflação ficou em 48%. Somente no último ano, com a crise hídrica, nova tarifa foi criada e reajustes nas taxas adicionais foram fixados. A nova bandeira tarifária, denominada de bandeira de escassez hídrica fica em vigor até abril desde mês. Nela é cobrado R$ 14,20 a cada 100 kWh, um aumento de 49,7% em relação a bandeira vermelha patamar 2.

Mesmo com mais chuvas nos últimos dias, o volume não é suficiente para que os patamares sejam revistos.

Se os aumentos gerais nos preços em 2021 causaram problemas para o bolso do brasileiro, a perspectiva para 2022 não é muito animadora. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a projeção de aumento no preço da energia elétrica para 2022 é de 21%.

Com a demanda de consumo cada vez mais alta, esse dado não é animador e demanda a busca por soluções que possam, ao menos, diminuir os gastos com energia elétrica.

Espaço Publicitáriocnseg

Um dos mercados em franca expansão no Brasil e que acaba sendo uma solução para esse problema é o setor de energia fotovoltaica. A partir de um painel de placas solares que é instalado na residência, empresa ou indústria, o sistema fotovoltaico permite que “pequenas usinas” sejam criadas minando a necessidade de uso da energia “da rua”, ou seja, da energia fornecida pela rede elétrica convencional.

Segundo dados do Boletim Mensal de Energia divulgado pelo site oficial do governo, até meados de 2021, a geração de energia elétrica solar cresceu no Brasil cerca de 67% em relação a 2020. O investimento inicial é mais alto, mas a estimativa de payback (retorno sobre o investimento) é em torno de 3 a 5 anos.

Outra vantagem é que o sistema fotovoltaico é passível de financiamento. Dessa maneira, não existem “surpresas” com o aumento da tarifa e com as oscilações de mercado.

Leia também:

Receita abre segunda-feira consulta a lote residual do IR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui