No início de 2020, o professor emérito da UFRJ, Carlos Alberto Nunes Cosenza, titular de Economia Matemática da Coppe/UFRJ, alertava: “Em situação de crise, os neoliberais se veem perdidos. Continuar a tese de Estado Mínimo é condenar mais de 40 milhões da nossa população à miséria total, aqueles que precisam da assistência efetiva do Estado.”
“Se algum membro da equipe econômica, com mais de dois neurônios, conseguir pensar”, prosseguia Cosenza, “vai ‘adivinhar’, que em situações de crise, como a atual, o governo pode e deve lançar mão do ‘imposto inflacionário’ e se respaldar no efeito multiplicador dos gastos do governo. A cada real despendido, a renda nacional cresce entre 1,5 e 1,8.”
Sobre os discípulos da Escola de Chicago, o professor explicava: “Mostro aos alunos de doutorado a essência de um pensamento econômico destruidor. Nunca deu certo em lugar nenhum do mundo em que foi aplicado. Ainda bem que a situação no Chile mostrou a fraude e a impostura da Escola de Chicago. Parece uma poderosa arma americana. Bem a frente de tanques e canhões.”
Passou-se 1 ano e o texto continua atual.
Aniversário
Nesta quarta-feira, a Fundação Ceperj completa 12 anos. Em comemoração à data, a instituição reuniu um grupo de pesquisadores de diferentes áreas, sob a coordenação da professora doutora Vivian Zampa, para desenvolver iniciativas e produtos voltados à recuperação, valorização e difusão da história e da memória da Fundação. A proposta faz parte das ações de fortalecimento da identidade da instituição. O primeiro projeto, intitulado História Institucional e Memória da Fundação Ceperj (1960–2021) já foi iniciado.
Melhorias nas comunidades
Trabalho sobre estratégias de voluntariado para desenvolver projetos de inserção de melhorias de infraestrutura em comunidades, em um caso real aplicado na Ilha do Governador, foi um dos vencedores do Concurso de Artigos Técnicos realizado pelo Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA). Francisco Victer, um dos coordenadores do “Engenhando a Cidade”, conduzido por alunos de Engenharia da Politécnica da UFRJ, entregou o projeto ao presidente do Crea-RJ, Luiz Cosenza.
Cuidado
Um animal fraco e acuado sempre mostra suas garras.
Rápidas
O FGV NPII realizará nova edição da websérie “Focus on Asia”, no próximo dia 14, com “Geopolítica, economia e diversas relações entre o Brasil e o Vietnã”. A partir das 14h, pelo canal da FGV no YouTube. Inscrições aqui *** O SIMME, sindicato que reúne as indústrias do setor metalmecânico da cidade do Rio de Janeiro, convidou os advogados Sandro Machado dos Reis e Guilherme Morandi, do Bichara Advogados, para um webinário sobre “Programas Especiais de Parcelamento”, 8 de abril, às 15h. O evento terá transmissão pelo Zoom *** De 13 a 15 de abril, a faculdade BSSP lançará a segunda edição do Pensar Contabilidade, gratuita e online No canal do Youtube do Pensar Contabilidade.
Leia mais: