Embaixadas e consulados de pires na mão

O problema não é de agora, mas estourou no colo do ministro interino das Relações Exteriores, José Serra. Os servidores do consulado-geral brasileiro em Miami divulgaram carta aberta reclamando da redução de 40% do valor do 13º salário e do adicional de férias, bem como a possibilidade legal de verbas salariais serem contingenciadas nos próximos meses. “A informação agrava o complexo quadro de crescente insegurança experimentado atualmente pelos servidores lotados no exterior, que já sofrem com os atrasos constantes da parcela para aluguel dos imóveis residenciais no exterior”, diz a carta. A demora no reembolso de aluguéis ocorre há pelo menos dois anos. Atualmente, em Miami, o atraso é de três meses. E o valor de locação pode ser superior a 80% do salário do servidor. “A questão, portanto, é simples: a conta não fecha; não há orçamento familiar que resista; não há planejamento possível”, reclamam os servidores.

O quadro se repete na rede de representação brasileira no exterior. A desvalorização do real, somada ao quadro fiscal complicado da União – em que todo o dinheiro é desviado para pagamento de juros – deixa consulados e embaixadas passando vergonha. O consulado-geral em Miami atende a uma comunidade estimada em 300 mil pessoas, além de cerca de 1,5 milhão de turistas/ano. É a repartição que mais emite passaportes para brasileiros no exterior.

Os servidores levantam outro ponto: “O Itamaraty busca tornar as carreiras do serviço exterior brasileiro acessíveis a todas as classes sociais. Alcançar esse objetivo depende do pagamento correto e adequado que permita o custeio das despesas familiares de cada servidor. O atual quadro, porém, indica grave retrocesso, que pode resultar em nova ‘elitização’ do Itamaraty, pois somente pessoas com posses conseguiriam sustentar uma família no exterior. Não é isso que a sociedade brasileira deseja.”

Urgente

A Matriz de Pati do Alferes (RJ), joia da arquitetura brasileira e monumento histórico que teve origem em 26 de abril de 1739 (a primeira matriz, sucedida pela segunda em 1784 e pela atual em 1843), encontra-se necessitando de reparos urgentes. Construída em pau a pique, com altíssimo pé direito, persiste sólida em sua estrutura, mas carecendo de obras de manutenção em geral e reconstrução em uma das laterais. A história desta matriz, objeto do livro docentenário Notas para a história da Vila de Pati do Alferes, do Frei Antonio Stulzer, é rica em fatos marcantes, inclusive local do batismo do autor da letra do Hino Nacional Brasileiro. Moradores ressaltam que, em dias de escândalo com a Lei Rouanet, deixar um patrimônio destes se deteriorar, enquanto shows de artistas consagrados e casamentos de apaniguados são patrocinados, é um crime.

Uber médico

Chamar o médico para uma visita onde quer que o paciente esteja, resgatando um dos principais valores da medicina humanizada, é o que pretende o aplicativo Docway, lançado no segundo semestre de 2015 e disponível em mais de 40 cidades brasileiras, entre elas Curitiba e Belo Horizonte. O serviço chega agora a São Paulo, com mais de 900 profissionais cadastrados.

O serviço trabalha com um banco de dados médicos disponíveis. Ao escolher a especialidade, o usuário pode solicitar a consulta seja para aquele exato momento ou com o dia e hora marcada. As consultas não têm preço fixo, variam de acordo com atendimento e a especialidade. Para o médico, aparecem consultas disponíveis, sendo que ele aceitará a solicitação conforme a conveniência e as atividades já cadastradas por ele.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito. Ainda em 2016, o Docway deverá atender mais quatro capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Goiânia.

Rumo certo

O presidente da Anfavea, Antonio Megale, elogiou a renovação, até 2020, do acordo automotivo entre Brasil e Argentina, com a instalação de agenda de trabalho cujo foco será a integração produtiva e comercial equilibrada que possibilite o livre comércio.

Um acordo com horizonte de médio e longo prazo é fundamental para dar mais previsibilidade ao planejamento e segurança na definição de investimentos. Por esta razão avalio de forma muito positiva a conclusão das negociações pelos governos, que demonstraram equilíbrio e maturidade ao enxergar a relação de complementariedade produtiva entre os países e prever agenda de trabalho visando ao livre comércio.”

Rápidas

Bailarinas da Associação Fernanda Bianchini Cia Ballet de Cegos (AFB) de São Paulo (SP) desembarcam no próximo dia 4 em Wrocław, na Polônia, para participar do Brave Festival. É a primeira vez que um grupo de jovens do Brasil recebe o convite do festival *** A Feira de Adoção de Animais estará no Passeio Shopping (RJ) no próximo sábado. Haverá, ainda, agendamento para esterilização *** A Tigre está com inscrições abertas para o curso gratuito de Soluções Hidráulicas, no Rio de Janeiro, disponível em 5 ou 19 de julho. Além de profissionais da construção, o curso é aberto a consumidores finais. Inscrições pelo telefone (21) 25075223.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasil: 3º maior em descomissionamento offshore em 10 anos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1584/21 que propõe regras para o desmonte e a reciclagem de embarcações e de instalações...

Eve faz parceria para acelerar soluções de mobilidade aérea urbana

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc (Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria...

UE promete tolerância zero em relação a fraude

A Comissão Europeia vai ter “tolerância zero” em relação à fraude e às “desconformidades” na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros...

Primeiros REITs da China começam a ser negociados

O primeiro lote de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs, sigla em inglês) da China começou a ser negociado nesta segunda-feira, com cinco...

Investimento estrangeiro direto recua 20 anos no Brasil

Os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), devido a crise da Covid-19, despencaram globalmente em 35% em 2020, ao passarem de US$ 1,5 trilhão...