A Embraer e o governo do Marrocos assinaram ontem, durante a Marrakesh Air Show (que acontece entre 30 de outubro e 2 de novembro), em Marrakesh, um memorando de entendimentos (MoU) que abrange defesa, aviação comercial e mobilidade aérea urbana. De acordo com comunicado da empresa brasileira, as duas partes identificaram oportunidades de negócios capazes de gerar resultados para os dois lados no curto prazo e no longo prazo.
A parceria, informou a Embraer, considera o desenvolvimento de um ecossistema no Marrocos capaz de fomentar a inovação e o crescimento econômico e gerar empregos. O projeto prevê desenvolver treinamento e manutenção, reparo e revisão de aeronaves e poderá explorar colaborações que incluem pesquisa e desenvolvimento, principalmente em descarbonização, mobilidade limpa, combustível de aviação sustentável e aviação sustentável.
O ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, Ryad Mezzour, afirmou que a parceria posiciona seu país como “um importante ator no setor aeroespacial global”, marca uma evolução na indústria local e atrai investimentos de líderes globais neste segmento.
“O acordo catalisará uma sinergia mais profunda entre o Marrocos e a Embraer, grande líder da indústria, para acelerar nossas ambições compartilhadas e promover o potencial de conquistas inovadoras no setor aeroespacial”, afirmou.
Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer destacou que agrada à empresa o fato de o Marrocos priorizar a qualificação e o treinamento de profissionais.
“Educação, capacitação e desenvolvimento para os jovens são a base de qualquer indústria forte e um valor comum para todas as partes. Esperamos fazer a diferença juntos, expandindo a indústria e maximizando os benefícios para todos”, disse.
O presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, disse que a empresa “está comprometida” em colaborar com a Força Aérea Real Marroquina para “posicionar” o C-390 como a principal escolha para seus futuros recursos de Transporte Aéreo Tático. O C-390 é um avião de uso militar que pode desempenhar funções como reabastecimento em voo, busca e salvamento e transporte de equipamentos.
Agência de Notícias Brasil-Árabe