A Embraer (NYSE: EMBJ / B3: EMBJ3) assinou nesta terça-feira cinco memorandos de entendimento (MoUs) com a Polska Grupa Zbrojeniowa S.A. (PGZ), empresa estatal líder em defesa na Polônia, e suas subsidiárias WZL-1 e WZL-2, WSK “PZL-Kalisz” e WBCKT, WZL. “Juntos, esses acordos formam uma infraestrutura sólida para expandir a presença industrial da Embraer na Polônia e fomentar a cooperação tecnológica, econômica e de defesa de longo prazo”, informou a fabricante de aeronaves brasileira. O acordo deve ainda estimular a criação de empregos qualificados na Polônia.
A Polska Grupa concentra várias dezenas de fábricas, instalações de serviço e centros de pesquisa cruciais para a indústria de defesa polonesa. A PGZ fabrica sistemas e soluções utilizadas pelas Forças Armadas da República da Polônia e aliadas.
O acordo estratégico estabelece uma estrutura para uma colaboração extensa e de longo prazo nos setores de defesa e aeroespacial, reforçando o compromisso da Embraer em fortalecer os laços com a indústria polonesa e apoiar a criação de empregos altamente qualificados na Polônia.
Nas próximas semanas, a Embraer e a PGZ avaliarão oportunidades de cooperação industrial no setor aeroespacial, incluindo suporte operacional, manutenção, serviços de reparo e revisão (MRO), fabricação de componentes, soluções para cadeia de suprimentos e o design, desenvolvimento, produção, industrialização, engenharia e testes de produtos aeroespaciais. O escopo da cooperação também pode se estender às atividades do C4ISR.
Subsidiárias
A Embraer também formalizou acordos com as subsidiárias WZL-1 e a WZL-2, explorando ainda mais seu envolvimento com os principais players do ecossistema aeroespacial polonês. A parceria com a WZL-1 abrange a fabricação de peças metálicas e compósitos, transferência de tecnologia, certificação e garantia de qualidade, além de tecnologias emergentes — áreas que contribuem para o fortalecimento das capacidades industriais e tecnológicas. Enquanto isso, o MoU com a WZL-2 foca em explorar a colaboração em atividades de MRO para o KC-390 e outras aeronaves, bem como serviços de pintura.
Além do acordo principal com a PGZ, a Embraer também assinou MoUs com a WSK e a WBCKT, que juntas ampliam a perspectiva para a colaboração industrial em capacidades complementares. O MoU com o WSK abrange potencial cooperação na produção e serviços de componentes aeronáuticos, processos mecânicos e de tratamento térmico, bem como programas de treinamento e serviços de consultoria. Com a WBCKT, as empresas avaliarão oportunidades para o desenvolvimento conjunto de equipamentos de apoio em solo (GSE) para a aeronave de transporte multimissão KC-390 Millennium.
“Graças aos acordos assinados com a Embraer, o Grupo PGZ ganha um parceiro que é uma das maiores empresas de aviação do mundo. O evento de hoje confirma que estamos prontos para estabelecer uma cooperação de longo prazo, que se traduzirá em maior potencial para a indústria de defesa polonesa, transferência de tecnologia e aquisição de novas competências, em uma das áreas-chave do teatro de operações moderno”, disse Jan Grabowski, Vice-Presidente do Conselho Administrativo da PGZ S.A.
“Na Embraer, o conceito de cooperação faz parte do nosso DNA. Os acordos que assinamos nesta terça-feira lançam uma infraestrutura sólida para uma parceria de longo prazo que colocará efetivamente a Polônia no centro do ecossistema industrial que estamos criando na Europa”, afirma Bosco Da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Ainda durante a assinatura dos MoUs, a Embraer apresentou oficialmente a aeronave de transporte multimissão KC-390 Millennium e destacou as capacidades de combate a sistemas aéreos não tripulados do A-29 Super Tucano.
Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.

















