Embromação

123

Um economista do governo, que pediu para não ser identificado, disse à coluna que considera uma “embromação” a idéia de que, caso o governo não reduza a remuneração da caderneta poupança, esta poderia concorrer com os fundos de investimento, que detêm ativos cerca de R$ 1,2 trilhão. “Não há risco de fuga para a poupança, uma aplicação que tem prazo mínimo de um mês. Já o overnigth oferece liquidez total. Basta ver que os fundos têm sustentado o fluxo de caixa das empresas”, disse.

Vespeiro
Sublinhando que o fluxo de caixa, por natureza, é de curto prazo, o economista lembrou que a taxa básica de juros (Selic) é a remuneração mínima dos fundos, que investem também em títulos privados, não cabendo, portanto, a comparação entre a remuneração da Selic e a da poupança. “Se querem realmente mexer nesse vespeiro, deveriam começar desvinculando a Selic da dívida pública, como é feito no mundo inteiro. A taxa básica de juros de um país não pode remunerar título público”, desabafou.

Prazo
A mesma fonte admite que o prazo da poupança seja aumentado para três meses, sem mexer na remuneração, o que já afastaria, segundo ele, os investidores de curto prazo. “Outra alternativa é diminuir de 65% para 50% o bloqueio dos recursos da poupança que são destinados ao Sistema Financeiro de Habitação”, acrescentou.

O terceiro confisco
Em 1989, em sua primeira candidatura a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva foi acusado por Fernando Collor de planejar confiscar a poupança dos brasileiros, gesto que tornou-se a principal síntese da desastrosa administração do segundo. No entanto, 20 anos depois, Lula prepara-se para perpetrar o terceiro confisco da poupança de seus dois governos. De efeitos mais sutis do que o espalhafatoso decreto de Collor, as ações de Lula contra a caderneta têm sido pautadas pelo aumento do redutor aplicado à remuneração da caderneta, sob a alegada preocupação de evitar que especuladores se aproveitem da superioridade momentânea sobre o rendimento dos fundos de investimentos.
Para dar consequência a esse argumento, Lula deveria determinar a drástica redução dos juros ou ainda cobrar dos bancos que baixem o valor da taxa de administração imposta aos clientes dos fundos. Afinal, quando a remuneração da poupança derrete não causa a mesma comoção no governo em defesa dos milhões de brasileiros que a têm como sua única opção de investimento.

Espaço Publicitáriocnseg

Educação
Com o slogan “A criança ensina o Homem”, a Legião da Boa Vontade organiza no próximo dia 28, das 13 às 19 horas, a sexta edição do Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus. O objetivo do fórum é trabalhar a educação como um processo dinâmico (não estático) e constante (não restrito a nenhum momento ou ambiente). Na programação do evento constam diversas atividades monitoradas por educadores; mostra cultural; exposição de trabalhos artísticos sobre o tema; e, ainda, apresentações culturais. Em São Paulo, será no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro). Mais informações pelo telefone (11) 3225-4500 ou em www.lbv.org.br

Parceria liberal
Destinado a contemplar trabalhos na área econômica, o Instituto Liberal e o Instituto Cato firmaram parceria para o próximo Prêmio Donald Stewart Jr, distribuído anualmente aos universitários que desenvolvem trabalhos que analisam a realidade brasileira. Com essa parceria, os contemplados passam a ter dupla premiação: além da bolsa de estudos para o seminário da FEE – Foundation for Economic Education, Freedom University, terão também uma bolsa para o seminário Cato University, a ser realizado, este ano, de 26 a 31 de julho de 2009, na semana subseqüente à da Freedom University (de 20 a 24 de julho). Inscrições em www.cato.org/cato-university/scholarship.html

Derivativos
Corre nos corredores de um grande banco o boato de que uma parruda empresa do setor de alimentos pode ter um prejuízo equivalente a nove vezes seu lucro em 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui