Emirados, Arábia Saudita e Iraque compraram mais frango brasileiro

No total, as exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados) totalizaram 451 mil toneladas em maio

149
Abate de frangos (Foto: EBC/arquivo)
Abate de frangos (Foto: EBC/arquivo)

Os países árabes que constam no ranking dos maiores importadores de carne de frango do Brasil em maio aumentaram suas compras no mês. Dados divulgados na última segunda-feira pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que os Emirados foram o segundo maior destino das exportações brasileiras de frango, a Arábia Saudita o terceiro e o Iraque, o sexto.

A China liderou as compras. Os Emirados compraram 39,6 mil toneladas, 22,2% a mais em relação a maio de 2023, a Arábia Saudita importou 37,5 mil toneladas, com alta de 31,2% sobre maio de 2023, e o Iraque avançou 35,5% nas compras, com 24 mil toneladas. O quarto maior importador foi o Japão e o quinto a África do Sul. A ABPA destacou ainda a participação de outros mercados árabes nas compras de frango do Brasil.

“O Brasil tem reforçado sua posição como maior fornecedor global de carne de frango halal, com fortes incrementos nas vendas para o Oriente Médio e nações do Norte da África, como é o caso da Líbia e a recentemente aberta Argélia. Há que se destacar também outros países do continente africano, com o retorno da presença brasileira em mercados com potencial de crescimento nos próximos meses”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua.

No total, as exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados) totalizaram 451 mil toneladas em maio e foram 4,2% maiores do que o total embarcado no mesmo período do ano passado. A receita ficou em US$ 818,7 milhões, 5,6% menor que o total registrado no mesmo mês de 2023. No acumulado de janeiro a maio, os embarques somaram 2,152 milhões de toneladas, com queda de 1,4%, e a receita somou US$ 3,842 bilhões, com recuo de 10,2% sobre o mesmo período de 2023.

Espaço Publicitáriocnseg

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Leia também:

3a Sessão Plenária do 20o Comitê Central do PCCh
Internacional
Texto na íntegra: Comunicado da 3ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China

O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China concluiu sua terceira sessão plenária nesta quinta-feira em Beijing com um comunicado emitido. Segue o texto completo do comunicado: Comunicado da 3ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (Aprovado na 3ª sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da […]

Internacional
Comitê Central do PCCh adota decisão sobre maior aprofundamento integral da reforma

O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) adotou uma decisão sobre um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa em sua terceira sessão plenária realizada de segunda a quinta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui