Beijing, 18 jul (Xinhua) — A emissão de títulos verdes na China acelerou no primeiro semestre deste ano, com emissões semestrais totalizando 410,069 bilhões de yuans, um aumento anual de 67,21%, informou a Xinhua Finance.
Nos primeiros seis meses de 2022, 260 lotes de títulos verdes foram emitidos na China, um aumento anual de 30%, incluindo 74 lotes de títulos de neutralidade de carbono, todos arrecadados no total de 119,40 bilhões de yuans, mostram estatísticas com o banco de dados de títulos verdes da China Chengxin green finance technology (Beijing) Ltd. (CCXGF).
As emissões de títulos verdes de janeiro a junho deste ano totalizaram 3,87% das emissões semestrais agregadas de títulos na China, um aumento de 1,65 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com os dados da Choice e do banco de dados de títulos verdes da CCXGF.
Entre os diferentes tipos de títulos verdes, as emissões de títulos lastreados em ativos verdes superaram amplamente o número comparável no primeiro semestre de 2021.
No mercado secundário, houve uma significativa melhora em relação ao sentimento de negociação de títulos verdes. O faturamento das transações à vista de títulos verdes envolvendo a negociação de 696 lotes de títulos verdes atingiu 453,832 bilhões de yuans nos primeiros seis meses deste ano, um aumento anual de 78,23%.
Em comparação com outras, as notas verdes de médio prazo contribuíram com 170,721 bilhões de yuans em transações à vista, que representaram 37,62% do volume total de títulos verdes no primeiro semestre de 2022. O faturamento dos títulos verdes financeiros foi de 126,473 bilhões de yuans e representaram 27,87% do volume semestral agregado.
Em geral, os emissores de 76,70% dos títulos verdes emitidos no primeiro semestre deste ano tiveram custos de financiamento inferiores às taxas de cupom de títulos comparáveis de outros tipos emitidos nos mesmos dias, de janeiro a junho deste ano.
Por setores, os emissores de títulos verdes vieram principalmente dos setores bancário, de energia limpa, energia térmica, serviços públicos e leasing financeiro. Dados do banco de dados de títulos verdes CCXGF apontam que títulos verdes lançados por emissores desses setores representaram 70,45% do total de emissões de títulos verdes por valor e 50,01% do total de emissões de títulos verdes por número de lotes no primeiro semestre de 2022. Fim
Leia também:
Xiamen Bank emite títulos verdes para subscritores dom. e estrangeiros