No mês de maio, os emplacamentos de veículos registraram queda de 8,29% em relação a abril, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A retração está ligada, principalmente, a um dia útil a menos em maio (21 dias em maio contra 22 dias úteis em abril), em razão de feriados.
“Embora o momento seja de cautela, em razão das dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Sul, cujos prejuízos das enchentes ainda estão sendo contabilizados, já que a situação local permanece crítica, as condições favoráveis do crédito mantiveram o mercado aquecido no restante do País, seja em maio como no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, fazendo com que o mercado total continue apontando viés positivo”, afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
Ele recorda que os emplacamentos acumulados até maio são os melhores para o período desde 2014. “Ainda é cedo para analisarmos o impacto do Rio Grande do Sul nas vendas anuais. O estado respondeu por cerca de 4% dos licenciamentos do Brasil até abril. Sabemos que houve perdas, mas parte dessa frota poderá ser reposta nos próximos meses, considerando os sinistros ainda não registrados”, diz.
Segundo o presidente da Fenabrave, das 722 concessionárias de veículos existentes no Rio Grande do Sul, cerca de 300 foram afetadas pelas chuvas, conforme levantamento realizado pela Regional Fenabrave-RS. O setor tem realizado movimento para captar recursos financeiros e doações para as vítimas das enchentes, incluindo as famílias dos colaboradores das Concessionárias afetadas, e tem negociado com entidades e órgãos do Detran-RS e governo para ajudar na recuperação das empresas estabelecidas no estado.
Já quando o assunto são automóveis de segunda mão, levantamento do Data OLX Autos aponta que no primeiro trimestre o Fiat Palio, Volkswagen Gol, Honda Civic, Renault Sandero e Fiat Uno foram os veículos mais declarados como vendidos na plataforma OLX para a cidade do Rio de Janeiro, mostrando um predomínio por modelos hatch. Por outro lado, os automóveis mais anunciados para venda na cidade entre janeiro e março de 2024 foram Volkswagen Gol, Chevrolet Onix, Volkswagen Voyage, Fiat Palio e Jeep Renegade.
Dentre as marcas mais procuradas no Rio de Janeiro, estão Chevrolet, Fiat e Volkswagen. Na comparação de marcas mais buscadas, fica evidente o alinhamento do Rio de Janeiro com o mercado brasileiro de forma geral.
Quando detalhado por carrocerias, o balanço mostra que Palio, Gol, Sandero, Ka e Uno foram os hatches mais comercializados no Rio de Janeiro no primeiro trimestre de 2024.
Na categoria de carros com maior compartimento traseiro, Honda Civic, Toyota Corolla, Fiat Siena, Renault Logan e Chevrolet Prisma foram os mais vendidos na cidade.
Entre os utilitários desportivos mais vendidos no Rio de Janeiro em 2024, o ranking é composto por Jeep Compass, Jeep Renegade, Renault Duster, Honda HR-V e Ford Ecosport.
Ao olhar para os veículos cuja característica é a divisão do cofre do motor, cabine para os passageiros e caçamba, os mais vendidos na cidade no primeiro trimestre do ano foram Fiat Strada, Fiat Toro, Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana e Ford Ranger.
Leia também:
Carteira de consórcios fechou com R$ 125,7 bi em 2024
Publicação anual do BC mostra evolução de 31,5%
ANP aprova relatório de impacto regulatório
Documento trata da distribuição e revenda de GLP
22 mil pescadores receberão pelo impacto ambiental em MG
Reparação 10 anos depois do rompimento da Barragem do Fundão
Crédito consignado que utiliza FGTS como garantia
Medida provisória aguarda a sanção da Presidência da República
Governo gastou mais no primeiro trimestre
Aumento foi 0,2 p.p. do PIB sobre o mesmo período de 2024
Abag espera por ‘solução diplomática’
Tarifas vão impactar negativamente toda a cadeia produtiva exportadora do agro brasileiro