Empreendedores

O Brasil tem cerca de 5 milhões de profissionais liberais, segundo o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Francisco Antônio Feijó, baseado em dados do Ministério do Trabalho. Apesar dos números expressivos, Feijó salienta ainda ser grande a confusão sobre os limites e a autuação dos liberais e pouco claras as fronteiras da categoria com a dos autônomos.

Agência Sindicato
Entidades de jornalistas da América Latina e Caribe debatem a criação de uma agência sindical transnacional. A proposta, discutida na segunda etapa do Programa de Instrução Sindical Avançado (Pisa), promovido pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), na Venezuela, é considerada por seus defensores “uma resposta ao desrespeito das agências de notícias nacionais e internacionais aos direitos dos trabalhadores que prestam serviço a essas empresas”. A idéia é criar uma rede de sindicatos e uma agência transnacional de notícias, que englobaria cerca de 30 países latino-americanos e caribenhos. A gestão ficaria a cargo de um Comitê Internacional de Imprensa (CII).

Novas visões
Os jornalistas que trabalham em agências de notícias nacionais e internacionais reclamam que, diante da crise estrutural do setor, os proprietários das agências multinacionais optaram por desrespeitar direitos trabalhistas. O CII deve ser instalado no Uruguai, país no qual são recorrentes os casos de desrespeito aos direitos trabalhistas e à liberdade de expressão.
Espera-se que, para além de uma alternativa de mercado de trabalho, a nova agência também possa refletir de forma mais plural as diferentes visões da região, atualmente rebaixadas aos interesses dos grandes grupos econômicas multinacionais.

Lixo online
Santo André, no Grande ABC, é o primeiro município da região metropolitana de São Paulo a monitorar em tempo real a coleta de lixo. Os 45 caminhões responsáveis pelo serviço contam com um sistema que possibilita controlar e acompanhar todos os movimentos, como a localização, velocidade, horário de início da coleta e o tempo de parada. O sistema foi desenvolvido pela CData, empresa que integra a Incubadora Tecnológica de Santo André. O programa está em fase final de testes em uma das companhias que controla a coleta de lixo na capital paulista. O sistema da CData está em uso em caminhões de lixo no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ação de Graças
No próximo dia 23, o Clube Americano (Av. Rio Branco 123 / 21º andar, RJ) realizará um almoço de Ação de Graças, tradição americana. O cardápio foi criado pelo chef Joel Guerin, somente com pratos tradicionais na terra do Tio Sam, como costelas de porco com molho barbecue, peru à Califórnia e red house chili com carne. De sobremesa, pecan pie com sorvete de baunilha e cheese cake com calda de morango. Os interessados em participar podem fazer reservas pelo telefone (21) 2242-6105.

Fixação
Quase um em cada três sites classificados como de recreação estão relacionados a sexo, segundo a BRconnection, que monitora esse tipo de sites para possibilitar a empresas bloquearem o acesso a funcionários no computador do trabalho. São cerca de 1,1 milhão de sites com conteúdo sexual cadastrados anualmente.

Bem na foto
No próximo dia 2, Monique Cabral, uma das fotógrafas mais premiadas do país, ministra o curso Fotografia Aplicada ao Turismo, no Rio de Janeiro. Promovido pela Planet Work, o evento trará abordagem teórica e prática. Informações pelo telefone (21) 2456-5700, pelo e-mail [email protected] ou no site www.planetworkrio.com.br.

Negócio das almas
Embora viva do silêncio final, o faturamento do setor de cemitérios é muito vivo, tendo girado R$ 7 bilhões, ano passado. Para debater os rumos do setor, empresários do mercado privado cemiterial reúnem-se de 29 de novembro e 2 de dezembro, no Beach Class Resort, em Porto de Galinhas (PE), no X Encontro Nacional de Cemitérios e Crematórios.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorQuem não faz, leva
Próximo artigoLigue mais tarde

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Conversa com Investidor: BrasilAgro (AGRO3)

Por Felipe Cavalcanti, analista da Trade Machine

Eleitores brasileiros no exterior

Por Bayard Boiteux

‘Vices’ assumem e dão show de competência

Por Sidney Domingues e Sérgio Braga.

PEC 05, verdadeiro ataque à independência do MP

Por Paulo Alonso.

Como começar um negócio alinhado com a pauta ESG

Por Jandaraci Araújo.