Emprego cresce na Espanha após mudanças na reforma trabalhista

185
Fila de emprego na Espanha (Foto: divulgação)
Fila de emprego na Espanha (Foto: divulgação)

A Espanha registrou crescimento do emprego por tempo indeterminado e redução do número de desempregados no primeiro trimestre de 2022 em relação a igual período de 2021. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE). A queda ocorreu após mudanças na reforma trabalhista. Os números, porém, ainda são influenciados pela base de comparação, já que no ano passado ainda havia forte efeito da pandemia.

O número de ocupados foi estimado em 20,085 milhões. Houve ligeira queda (-0,5%) em relação ao último trimestre do ano passado e crescimento de 4,57% em relação ao início de 2021, ou 878 mil empregados a mais, de acordo com reportagem da Rede Brasil Atual (RBA).

Segundo o INE, o número de desempregados foi a 3,175 milhões. A taxa de desemprego (13,65%) ficou praticamente estável ante dezembro e caiu 2,33 pontos nos últimos 12 meses. O desemprego ficou menor em todos os setores de atividade, principalmente nos serviços.

O emprego por tempo indeterminado aumentou em 764.800 na Espanha, enquanto o emprego por tempo parcial teve acréscimo de 113.100. Esse é um dos pontos centrais da revisão da reforma trabalhista aprovada em fevereiro de 2022.

Espaço Publicitáriocnseg

A mudança criou regras mais restritivas nas contratações temporárias, estabelecendo um prazo máximo de um ano e proibindo dois contratos consecutivos do mesmo tipo. Também determina que trabalhadores terceirizados deverão receber o mesmo salário que os demais empregados para exercer a mesma função.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui