Emprego e produção fora das metas

Há um certo fetiche pelos “primeiros 100 dias de governo”, depois pelos “seis meses”, em seguida “primeiro ano”… Metas são anunciadas para não serem cumpridas, e mesmo assim as propostas são cada vez mais modestas.

No caso do presidente Bolsonaro, as que ficaram no palavrório são mais importantes do que as realizadas. Um governo que veio para privatizar tudo, demolir a Educação, acabar com a Previdência e oficializar a entrega do Banco Central aos interesses do setor financeiro… Quanto menos metas cumprir, melhor.

No balanço dos 100 desastrosos dias, nenhuma proposta para gerar emprego, elevar a produção, impulsionar os investimentos. O país segue estagnado, com uma elevação dos preços dos alimentos que pode se tornar preocupante se houver problema climático, como em 2014 e 2015. Desburocratização é muito bem-vinda, otimismo é importante, mas ainda não inventaram economia capitalista em mercado consumidor.

 

Efeito calendário

O Ibre, da FGV, espera que a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que o IBGE divulga nesta sexta-feira, registre aumento de 3,9% em fevereiro, comparado ao mesmo período do ano anterior. Mas sem euforia: boa parte se deve ao maior número de dias úteis em fevereiro de 2019.

 

Óleo de cozinha no navio

E empresa de transporte marítimo Maersk, junto com outras companhias holandesas, dá início a um projeto-piloto em que usará até 20% de biocombustíveis sustentáveis de segunda geração em uma grande embarcação, evitando a produção de 1,5 milhão de quilos CO2 e 20 mil quilos de enxofre. O biocombustível usado é produzido a partir de fontes de resíduos, neste caso óleo de cozinha usado.

 

Integração

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o texto do Protocolo de Madri, que prevê um prazo de até 18 meses para o registro de marcas no INPI. O Protocolo está em vigor desde abril de 1996 e foi ratificado pelas maiores economias, como Estados Unidos, Japão, China, Rússia e pela União Europeia.

A adesão do Brasil será um marco para a internacionalização das marcas brasileiras porque estimulará, facilitará e impulsionará o registro de marcas brasileiras no exterior e, por consequência, serão ampliados, tanto a comercialização internacional de produtos e serviços, como os investimentos nacionais em outros mercados e vice-versa”, explica Vanessa Gaeta, sócia e especialista na área de Propriedade Intelectual da Daniel Advogados.

A medida diminui o custo das empresas, que hoje precisam arcar com múltiplos pedidos de registro de marca para atuar em outros países. O texto agora segue para o Senado.

 

A Deus dará

O Ministério da Economia quer convencer que os mais pobres não serão afetados pela reforma da Previdência. Faz isso porque sabe que é justamente o oposto. São os trabalhadores menos qualificados os que não conseguem somar tempo de contribuição necessário para se aposentar.

 

Rápidas

O Itaú Unibanco está recrutando estagiários para agências em Goiás, Minas, Pará, Paraíba e Paraná. São 11 vagas para universitários que estejam cursando Economia, Administração e Ciências Contábeis a partir do terceiro semestre. Inscrições: facebook.com/itauvagasagencia/ *** O médico da Oncologia D’Or Gilberto Amorim participa do Congresso Brasileiro de Mastologia, que termina neste sábado no Windsor Barra Hotel (RJ) *** Pela primeira vez, o escritório Di Blasi, Parente & Associados marca presença no Encontro Anual da ABA-IPL, com o advogado Felipe Oquendo. O evento termina nesta sexta-feira, na capital dos Estados Unidos *** O Carioca Shopping recebe a Exposição de Orquídeas desta sexta até domingo *** O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento, foi eleito vice-presidente da Associação Latino Americana da Indústria Elétrica e Eletrônica (Alainee) *** O projeto Sessão Azul estará no Cinemark do Carioca Shopping neste sábado, para uma edição especial que vai marcar o mês de conscientização do autismo. O filme a ser exibido, às 11h, será Shazan e terá versão dublada em 2D *** O CFA Society Brazil lança mais uma edição do Prêmio CFA Society Brazil de Monografia em Finanças. Informações pelo e-mail [email protected] *** Dia 16 será o lançamento da Mostra Cinema Brasileiro ACRJ, com avant-première do filme A Mulher do meu Marido, às 18h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.