Emprego & segurança

Enquanto os pobres se preocupam mais com o desemprego, os ricos elegeram a violência como o principal problema do país. É o que mostra pesquisa da Market Analysis Brasil. Realizada no fim de 2003, a pesquisa constatou que, no cômputo geral, o desemprego foi o principal problema apontado pelos entrevistados. No entanto, quando o pesquisadores perguntaram “Quando você pensa sobre a sua segurança pessoal nos últimos 12 meses, você sente que sua vida ficou…?”, 60,8% do total responderam “mais perigosa”, contra 35,6% que apontaram a opção “mais ou menos igual” e 3,6%, “mais segura”. Nos entrevistados da classe A, no entanto, esses percentuais, foram de 78,8%, 21,2% e 0%, respectivamente. Tradução mais didática sobre o significado do superávit fiscal do ministro Palocci, impossível.

Simbiose
O presidente do Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa (Monampe), Ercílio Santinoni, prevê que, pelo menos 70% dos empregos a serem gerados pelo Programa Primeiro Emprego da Juventude, do Ministério do Trabalho e destinado a jovens de 16 a 24 anos, serão gerados por micro e pequenas empresas. Santinoni diz basear sua convicção nos poucos recursos do setor, o que, se dificulta o pagamento de salários melhores, também não exige mão-de-obra qualificada nem experiência: “Muitas vezes, o empregado é ensinado a fazer o serviço pelo próprio dono da empresa”, explica, frisando que o programa atende aos dois lados: “Os micro e pequenos empresários pegam os do primeiro emprego, porque são os que aceitam salários menores dos que os pagos pelas grandes empresas. Em contrapartida, acabam se profissionalizando nessas empresas”, conclui.

Urgência
Lançado no fim de junho do ano passado, o programa Primeiro Emprego da Juventude paga R$ 200 a micro e pequenas empresas para cada vaga criada. No entanto, embora já tenha mudado até comandante, com o então ministro Jaques Wagner substituído por Ricardo Berzoini, o programa até agora não decolou. Com 1 milhão a mais de brasileiros desempregados no primeiro ano do governo Lula, o programa deveria ganhar na administração petista a mesma prioridade que tinha nos palanques.

Pistolão
Por falar em desemprego recorde, por que PFL e PSDB, que tanto criticam a falta de propostas do governo Lula para gerar empregos, são contrários à realização de concursos públicos?

Colóquio
O Desafio da Relação Brasil/Estados Unidos no Mundo Globalizado é o tema da palestra que o novo embaixador do Brasil em Washington, EUA, Roberto Abdenur, profere hoje, às 9h, para um restrito grupo de empresários, durante café da manhã na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Todos por um
Vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro vão propor uma moção em solidariedade à luta da governadora Rosinha Garotinho contra a construção de um oleoduto no estado – ou, mais precisamente, a favor da construção de uma refinaria no norte do estado. “O petróleo é um bem mineral esgotável e a produção no Norte Fluminense, hoje na ordem de 82% da produção nacional, irá declinar nas próximas décadas, deixando aquela região com situação de elevado custeio e sem projetos em terra relacionados ao setor que venham dar permanência ao desenvolvimento e a geração de empregos”, destacaram os vereadores em manifesto.

Sem Lalau
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, confirmou a inauguração do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo, no dia 26 de março. O novo prédio vai abrigar as 80 varas do Trabalho de São Paulo e receberá cerca de 20 mil pessoas diariamente. A obra, retomada em 2002, esteve paralisada por quatro anos, quando descobriram o rombo do juiz Lalau. Agora, a entrega foi antecipada em cinco meses.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.