Foto tirada em 21 de agosto de 2020 mostra o logotipo do escritório de Los Angeles da empresa de compartilhamento social de vídeos TikTok em Culver City, Los Angeles, Estados Unidos. (Xinhua)
BEIJING, 21 Dez (Xinhua) – A empresa de tecnologia chinesa ByteDance se tornou a maior empresa unicórnio do mundo, informou o Shanghai Securities News citando o Global Unicorn Index 2021, divulgado em conjunto na segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Hurun e autoridades relacionadas em Guangzhou, na província de Guangdong, sul da China.
O Global Unicorn Index 2021 faz um catálogo de empresas globais não listadas, fundadas depois de 2000 e com um valor de mais de 1 bilhão de dólares americanos até 30 de novembro de 2021. Um total de 1.058 unicórnios aparecem na lista deste ano, sendo 472 a mais que no ano passado e incluindo 301 empresas chinesas, 74 a mais que no ano anterior.
De acordo com o Índice, a avaliação da ByteDance, a controladora da TikTok, aumentou de 1,7 trilhões de yuans para 2,3 trilhões de yuans. Com o TikTok sendo baixado 3 bilhões de vezes em todo o mundo, o ByteDance se tornou um concorrente à altura do Facebook.
O Ant Group, fornecedor líder de tecnologia de serviços financeiros na China, ficou em segundo lugar na lista, com uma avaliação de 1 trilhão de yuans. A Cainiao Network, braço de logística do Alibaba Group da China, ficou em nono lugar, com uma avaliação de 220 bilhões de yuans.
As empresas chinesas Yuanqisenlin com foco em bebidas inovadoras, Sunshine Insurance Group e Didi Freight também estão na lista, com uma avaliação respectiva de 95 bilhões de yuans, 70 bilhões de yuans e 65 bilhões de yuans.
De acordo com Rupert Hoogewerf, fundador do Instituto de Pesquisa Hurun, um terço dos unicórnios chineses na lista está comprometido em comércio eletrônico, saúde e inteligência artificial, e a metade dos unicórnios chineses na lista está concentrada nas cidades de Beijing e Shanghai.
O Índice também mostra que, dos unicórnios do mundo, 50 foram incubados por suas matrizes, sendo 49 deles da China. O Alibaba Group incubou cinco empresas unicórnios, o maior número em comparação com o restante, seguido por JD.com e Baidu, com três cada uma. Fim