Uma trabalhadora na linha de produção em uma fábrica de baterias de lítio em Tangshan, província de Hebei, norte da China, em 29 de novembro de 2020. (Xinhua/Yang Shiyao)
Beijing, 19 abr (Xinhua) — Sichuan Yahua Industrial Group Co.,Ltd. (Yahua, 002497.SZ), uma empresa chinesa cujo foco de negócios é o lítio e explosivos civis, anunciou em 17 de abril que sua subsidiária integral Yahua International Investment and Development Co., Ltd. assinou um contrato de subscrição de ações com a Ultra Lithium Inc. , uma empresa canadense com foco na exploração e desenvolvimento de recursos de lítio, ouro e cobre, informou a Shanghai Securities News nesta segunda-feira.
Segundo o acordo, a Yahua International Investment and Development Co., Ltd. pretende investir 5 milhões de dólares canadenses para subscrever 21,2766 milhões de unidades de ações, ou seja, 13,23% do capital social total da Ultra Lithium Inc. ao preço de 0,235 dólares canadenses por ação adquirida.
Também será adquirida com dinheiro, 60% do capital de uma subsidiária integral da Ultra Lithium Inc. e assumirá o controle de dois projetos de minério de lítio da empresa.
Conforme as cláusulas do acordo, as 21,2766 milhões de unidades de ações contêm 21,2766 milhões de ações ordinárias e 10,6383 milhões em garantias. Ambas as partes concordam que a Yahua International Investment and Development Co., Ltd. pode converter as garantias em ações ordinárias ao preço de exercício de 0,3 dólares canadenses por ação no prazo de um ano a partir do dia da liquidação.
Os dois projetos de minério de lítio mencionados acima estão localizados em Ontário, Canadá, e possuem uma área de mineração combinada de 26,72 quilômetros quadrados. O do Lago Forgan possui recursos estimados em 6,4 milhões de toneladas (toneladas métricas), com um teor médio de óxido de lítio de 2,2%, um equivalente a cerca de 140.000 toneladas de óxido de lítio, com base na estimativa preliminar. O do Lago da Geórgia dispõem de recursos estimados em 5,4 milhões de toneladas, com um teor médio de óxido de lítio de 1,2%, aproximadamente 65.000 toneladas de óxido de lítio, com base na estimativa preliminar.
Sabe-se que na primeira fase dos dois projetos, será projetada e construída uma planta de mineração e processamento de concentrado de lítio com capacidade de 200.000 toneladas por ano, que terá uma operação contínua de pelo menos 10 anos. Na segunda fase, a capacidade de produção será expandida para 400.000 toneladas de acordo com a exploração mais detalhada.
Após a aquisição de capital, a subsidiária integral da Ultra Lithium Inc. acima mencionada se tornará uma joint venture entre a Yahua International Investment and Development Co., Ltd. e a Ultra Lithium Inc. A Ultra Lithium Inc. vai continuar a explorar, prospectar, e adquirir mais recursos de lítio no Canadá para a empresa. Fim
Leia também:
Taxa de utilização da capacidade industrial da China atinge 75,8%