Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

Quando há vacina para evitar uma doença que está matando cerca de 2 mil pessoas por dia, as companhias têm amparo legal para exigir o comprovante de vacinação para os funcionários que podem ser imunizados, opina o advogado Fernando Kede, especialista em Direito do Trabalho Empresarial. “Se um dos seus colaboradores se recusa a ser vacinado, ele está colocando todos em risco, e as empresas têm o dever legal de zelar pela saúde dos seus funcionários. Diante dessa negativa, a empresa pode sim fazer a dispensa por justa causa”, avalia Kede.

O advogado orienta que os empregadores requisitem o comprovante de imunização para identificar quem está apto a receber a vacina, mas não se imunizou. Caso identifique que um funcionário não está imunizado, o empregador pode solicitar que ele o faça, mas não pode obrigar. “As empresas não têm o direito de obrigar seus colaboradores a tomar a vacina, mas têm o direito de dispensá-los para evitar um problema de saúde pública ainda maior”, afirma.

O especialista recomenda, primeiro, uma campanha de conscientização. “Se mesmo assim o funcionário não se vacinar, que seja advertido e depois disso, se a recusa persistir, pode ser demitido por justa causa, a não ser, é claro, que se tenha uma justificativa plausível”, finaliza Kede.

 

Os sem-inflação

Do professor Marcio Pochmann, no Twitter: “Neoliberalismo de Bolsonaro trouxe a inflação que arrebenta o poder aquisitivo na base da pirâmide social, pois para os endinheirados, o Banco Central independente eleva a taxa básica de juros para proteger os ganhos dos ricos através do rentismo. Brasil acima de tudo!”

 

Vidas

Natalia Pasternak citou estudo do epidemiologista Pedro Hallal que apontou que 3 de cada 4 mortes poderiam ter sido evitadas se o Brasil estivesse na média mundial de controle da pandemia. O estudo confirma cálculo (não científico) feito pela coluna em 12 de janeiro.

 

Rápidas

No mês do orgulho LGBTQIA+, a Associação de Supermercados do Rio (Asserj) realizará, dia 29, o “Seminário super negócios gente e gestão – Tema: diversidade e inclusão”. Esta é a primeira vez que o setor supermercadista fluminense discute o assunto. Inscrição aqui *** Barbara Coutinho, Marcelo Olaso e Leandro Rosa lançam o corridavirtualbrasil.com.br, programa de assinaturas voltado a corridas *** O Marcos Martins Advogados acaba de anunciar a contratação de José Antônio Morais Júnior como novo chefe de Finanças e Estratégias. O gestor já passou por KPMG, BMA e Machado Mayer *** A Editora Contracorrente lança Aspectos Relevantes da Lei Geral de Proteção de Dados, trabalho coletivo que contou com a colaboração do ex-secretário de Justiça de São Paulo, Belisário dos Santos Júnior, da advogada Juliana Vieira dos Santos (ambos sócios de Rubens Naves Santos Jr. Advogados) e Juliano Maranhão (sócio de Sampaio Ferraz Advogados), entre outros. Mais informações aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

O sucesso da COP-26 depende de cada um de nós

Em relação ao Brasil, podemos dizer que será difícil alcançar as metas prometidas.

Projeto devolve gratuidade nas sacolas plásticas

Proposta recebeu apoio de 24 parlamentares.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...