Empresária brasileira traz live de vendas da China para América Latina

Durante um evento de transmissão ao vivo sobre moda, duas jovens brasileiras apresentaram novas coleções, respondendo a perguntas rápidas de 36.000 consumidores que rolavam pela tela.

Foto tirada em 4 Nov, 2021 mostra Camila Ghattas trabalhando em um parque industrial em Haikou, capital da Província de Hainan, ilha do sul da China. (Xinhua/Yang Guanyu)

Xinhua - Silk Road

Haikou, 11 Nov (Xinhua) — Durante um evento de transmissão ao vivo sobre moda, duas jovens brasileiras apresentaram novas coleções, respondendo a perguntas rápidas de 36.000 consumidores que rolavam pela tela.

Cenários semelhantes ocorrem quase diariamente durante o festival de compras online de onze duplo (dia dos solteiros) da China, que está em andamento no momento. Do outro lado do planeta, o Brasil está experimentando a crescente popularidade das vendas por live.

A introdução do novo modelo de negócios no Brasil foi parcialmente atribuída aos esforços da empresária local Camila Ghattas e sua equipe.

Ghattas é a fundadora e CEO de uma empresa tecnológica com sede em Haikou, capital da Província Hainan, localizada na ilha do sul da China. Sua empresa é voltada a estudar estratégias digitais chinesas sucedidas, entre as quais as vendas por live se destaca, e também na prestação de serviços de consultoria para as empresas da América Latina.

“O livestreaming do comércio eletrônico é uma ideia muito inovadora que eu adoraria trazer para a América Latina”, disse Ghattas.

Ela ainda se lembra da primeira transmissão ao vivo que assistiu no início de 2019, quando ela tinha acabada de registrar sua conta no Taobao, o empório eletrônico líder da China.

A transmissão era realizada por um fazendeiro chinês que fez um almoço a partir de frutas e vegetais cultivados domesticamente, enquanto transmitia todo o processo.

“Eu não sabia por que o programa chamou a minha atenção, mas eu simplesmente não conseguia parar de assisti-lo.” Ainda mais surpreendente para a empresária brasileira foi que os comentários podiam ser vistos e lidos pelo apresentador em tempo real durante a transmissão.

Após o fazendeiro responder positivamente à uma pergunta que ela tinha feita, Ghattas encomendou uma caixa dos seus limões, com qual ela pode fazer caipirinhas, coquetéis especiais do Brasil.

Sem ter que sair da live, ela clicou o botão de compra e a encomenda chegou na sua casa em apenas dois dias. “É ainda mais barata que lojas comuns do Taobao podiam oferecer!”

Com a intuição e a sensibilidade de uma especialista em comércio moderno, ela percebeu a maior vantagem do novo modelo de negócio — a fluidez da experiência de compra.

“As vendas por live são uma integração entre vendas, interatividade e entretenimento. Por que eu não tento apresentá-la a América Latina?”

Ghattas então foi para as cidades de Hangzhou e Yiwu, no leste da China, ambos centros do setor florescente de comércio eletrônico do país, que reuniram um grande número de profissionais de livestreaming.

As visitas deixaram uma impressão profunda nela, uma vez que as plataformas online como Taobao, Kuaishou e Douyin possuem seus próprios prédios bem equipados para os livestreamers, que não precisam se preocupar com seus treinamentos vocacionais, configurações de câmeras ou iluminações, ela disse.

De acordo com um relatório divulgado pela firma de pesquisa de mercado iResearch, aproximadamente 1,23 milhão de pessoas estavam envolvidas nas vendas por live da China em 2020, um aumento de 348,8% comparado ao ano anterior.

Para ajudar mais empresários brasileiros a entender o modelo de comércio em ascensão, Ghattas gravou tudo que ela via durante suas viagens e fez apresentações via aulas online.

Os esforços dela tiveram retorno. Um novo ímpeto foi injetado no setor de comércio eletrônico do Brasil, com cerca de 15% dos usuários de aplicativos de compras online fazendo pedidos, comparado ao 4% anteriormente, de acordo com Ghattas.

Ghattas e a sua equipe também está ajudando 23 empresas locais a treinar seus apresentadores próprios de comércio eletrônico via Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Brasil. Em 11 de novembro, os aprendizes de 4 empresas irão participar dos seus programas e estrear nas suas primeiras atividades de livestreaming profissional no Paraná, Brasil.

Várias empresas em Argentina, Chile e México estão também envolvidas com a ajuda de Ghattas e a equipe dela para desenvolver o modelo de negócios interativo localmente.

“O presente da China é o futuro da América Latina”, disse Ghattas. Fim

Leia também:

Novos empréstimos em yuans na China aumentam em outubro

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Brilhante comércio de cerejas entre a China e o Chile

Um total de 356.000 toneladas de cerejas foram exportadas do Chile durante a temporada 2021-2022, com 88% do total indo para a China, de acordo com a iQonsulting, uma empresa de consultoria, com sede em Santiago, capital do Chile.

Empresa chinesa construirá parque de ciências agrícolas em Paracatu

A Prefeitura de Paracatu, no estado brasileiro de Minas Gerais, assinou um acordo com uma empresa chinesa para abrigar um parque de ciências agrícolas, visando construir o maior centro sul-americano de pesquisa e desenvolvimento de sementes de soja e milho e da cadeia de suprimentos.

FMI Eleva pesos de renminbi e dólar na cesta de SDR

O Fundo Monetário Internacional anunciou no sábado um aumento no peso do renminbi chinês e do dólar americano na cesta de Direitos Especiais de Saque (SDR) após concluir a revisão quinquenal.

Últimas Notícias

Comércio torce pelo frio para aumentar vendas

Pesquisa do CDL-Rio e do Sindilojas-Rio mostra que, com queda de temperatura, 80% dos lojistas esperam aumento nas vendas.

Em 2021, 5 mil pessoas morreram em 64 mil acidentes de carro

Anuário da PRF mostra interrupção de quedas observadas desde 2011.

Eletrobras anuncia lucro de R$ 2,7 bi no primeiro trimestre

Resultado foi gerado por redução de custos e contratos bilaterais; comissão da Câmara discute impacto da privatização.

Brasil deverá atingir 12,5% da produção mundial de algodão até 2030

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, em março, as cotações da commodity subiram em 5,41%.

TSE autoriza ‘vaquinha virtual’ para financiar candidaturas

Eleitores agora podem contribuir com os seus candidatos.