Beijing, 21 mai (Xinhua) — As empresas chinesas de cimento construíram 54 fábricas de cimento em 21 países até o final de março deste ano, em meio aos seus esforços para se tornarem globais em um ritmo mais acelerado nos últimos anos, de acordo com dados divulgados pelo Cement Big Data Instituto de Pesquisa na Conferência Anual de 2024 da Associação Mundial de Cimento (WCA, sigla em inglês), realizada em 18 de maio na cidade de Nanjing, província de Jiangsu, leste da China.
Os dados do instituto também mostram que a capacidade de produção das empresas chinesas de cimento no exterior expandiu para 64,65 milhões de toneladas em 2023, mostrando um aumento anual de 35%.
As empresas chinesas de cimento que investem no exterior não apenas trazem tecnologia e equipamentos avançados para países subdesenvolvidos, mas também acrescentam experiência em gestão empresarial e operação para capacitar o desenvolvimento local verde e sustentável, disse Ian Riley, CEO da WCA.
Ele acrescentou que a China desempenhou um papel importante no desenvolvimento do setor global de cimento e que as empresas chinesas fizeram esforços notáveis na transformação verde e de baixo carbono da indústria.
A produção de cimento da China atingiu 2,02 milhões de toneladas em 2023, representando aproximadamente metade do total mundial. Fim