A produtividade e a inovação divergiram acentuadamente entre as grandes empresas líderes em ambos os lados do Atlântico, analisa o Fundo Monetário Internacional (FMI). Os valores de mercado das empresas listadas nos EUA mais que triplicaram desde 2005, enquanto as da Europa cresceram apenas 60%.
“Nossa análise sugere que a divergência também decorre de uma lacuna de produtividade em todos os setores e é particularmente pronunciada nos setores de tecnologia. A produtividade das empresas de tecnologia dos EUA aumentou quase 40% desde 2005, mas mudou pouco para as empresas europeias. Essa diferença significativa é sustentada por esforços de inovação muito maiores entre as empresas nos Estados Unidos, onde os gastos com pesquisa e desenvolvimento como uma parcela das vendas são mais que o dobro da Europa”, atesta o FMI.
Mais do que uma expressão de capacidade superior dos EUA, a diferença confirma a armadilha em que a Europa se meteu ao seguir as políticas ditadas pelos Estados Unidos, que tiveram como maior efeito a perda de competitividade europeia.
Situação que se agravou com as sanções impostas pelos EUA à Rússia, que atingiram em cheio a economia… da Europa, especialmente a alemã, outrora locomotiva europeia. A Alemanha experimentou um aumento significativo nos pedidos de insolvência no primeiro semestre deste ano, com 10.702 pedidos de empresas, marcando um aumento anual de 24,9%, disse o escritório de estatísticas do País na última quarta-feira.
De cada 10 mil empresas alemãs, aproximadamente 31 entraram com pedido de insolvência nos primeiros seis meses. A maior taxa de insolvência foi observada no setor de transporte e armazenamento, seguido por construção e hospitalidade.
Um relatório recente divulgado pela Comissão Europeia revelou que entre junho de 2022 e junho de 2023, cerca de dois terços dos gastos de defesa da União Europeia (UE) foram desviados para empresas dos EUA.
Rápidas
A Jornada Internacional de Direito, que aconteceria em Nova York no próximo dia 23, foi cancelada, diante dos acontecimentos que levaram o palestrante principal, o ex-ministro Silvio Almeida, a não participar do evento que seria realizado na Universidade de Columbia em parceria com o Lemann Center for Brazilian Studies *** O Bangu Shopping recebe no sábado a Feira de Adoção RJPET, com apoio do Governo do Estado RJ *** No dia 18, acontecerá o “Cerimonialistas em Ação” edição São Gonçalo, oficina organizada pela Lu Rodrigues para cerimonialistas e profissionais do setor de eventos *** Phelipe Alvarez é o novo Head da BU de Cobrança da Neurotech *** A brasileira desenvolvedora de produtos alimentícios Giovana Camargo Rodrigues foi premiada pela Portuguese and Brazilian Awards, no segmento alimentício de Brasileiros que se destacam no Brasil, em Portugal e nos EUA *** O superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser, receberá no dia 18 a Medalha Pedro Ernesto por colaborar no incentivo ao cooperativismo e empreendedorismo fluminenses *** Edoardo Pacelli, diretor de Comunicação da Liga da Defesa Nacional e editor da revista Italiamiga participará nesta terça de evento sobre 150 anos da imigração italiana no Brasil, que acontecerá em Roma.