Empresas globais de tecnologia anseiam cooperação digital com a China

114
Visitantes aprendem sobre servidores de IA durante Conferência Mundial de Computação 2023 em Changsha, Província de Hunan, no centro da China, em 15 de setembro de 2023. (Xinhua/Chen Zeguo)
Xinhua - Silk Road

Hangzhou, 13 nov (Xinhua) — De olho nos avanços que a China alcançou na digitalização, as empresas internacionais estão otimistas sobre a economia digital do país. Este sentimento foi evidente na recém-concluída Cúpula Wuzhen da Conferência Mundial da Internet 2023, onde empresas globais expressaram um grande interesse em busca de mais cooperação.

A empresa Next Generation Robotics, especializada na tecnologia robótica, apresentou um novo tipo de robô de inspeção de material circulante capaz de realizar inspeções de segurança autônomas em vagões ferroviários.

O robô é equipado com algoritmos de visão computacional sofisticados que podem reconhecer automaticamente um grande número de peças importantes e falhas e realizar inspeções automáticas para garantir a segurança do trem, disse Antonio Frisoli, CEO da empresa.

Segundo ele, o robô hoje já foi patenteado e comercializado no mercado europeu. Para mais avanço, esta tecnologia está preparada para entrar oficialmente no mercado chinês.

Espaço Publicitáriocnseg

“A China é um ótimo lugar para avançar as fronteiras da pesquisa e também para discutir possíveis questões éticas e sociais na introdução de novas tecnologias digitais”, observou Frisoli.

A China realizou imensos progressos na digitalização na última década. Em 2022, a economia digital da China alcançou 50,2 trilhões de yuans (US$ 6,99 trilhões), ante os 11 trilhões em 2012.

Na cúpula, inúmeras empresas digitais e de alta tecnologia, incluindo a Next Generation Robotics, transmitiram sua ânsia pela cooperação digital com a China.

A Inteligência Artificial ou IA foi outro setor destacado durante a cúpula. Para atender às necessidades corporativas de IA, a watsonx, uma plataforma de IA e dados desenvolvida pela IBM, está oferecendo a empresas capacidades de rápido treinamento e implantação de IA em cenários entre negócios.

Discursando na cúpula, Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM Corporation, disse que a indústria de IA da China está prosperando com muitas inovações. “Estamos prontos para atender às necessidades crescentes e contribuir para o desenvolvimento impulsionado pela inovação e a prosperidade da China com nossas capacidades como um parceiro responsável e confiável”.

Com a cibersegurança emergindo como uma preocupação global, a empresa russa de cibersegurança Kaspersky apresentou os seus produtos mais recentes, incluindo KasperskyOS (KOS), Kaspersky Threat Attribution Engine e Kaspersky Industrial Cybersecurity, na Expo Luz da Internet durante a cúpula.

Desde a sua entrada no mercado chinês em 2003, a Kaspersky forjou cooperação com autoridades governamentais na China e empresas como Huawei e Alibaba. Essas parcerias abrangem vários domínios, como segurança da informação, segurança industrial relacionada a infraestrutura-chave e inteligência pertinente à segurança nacional, bem como sistemas operacionais de ponta e segurança de drones.

“Nos próximos anos, vamos concentrar-nos na cooperação estratégica com o governo e grandes empresas e investir em mais tecnologias de ponta, para que possamos trabalhar juntos para combater ameaças e ataques cibernéticos mais complexos”, informou Alvin Cheng, gerente-geral da Kaspersky Greater China.

A China intensificou seu apoio via políticas para criar um ambiente de negócios digital sólido. Em agosto, o país revelou diretrizes para atrair investimentos estrangeiros, incluindo medidas que incentivam multinacionais a aproveitar oportunidades de crescimento no desenvolvimento econômico digital do país. Fim

Leia também:

Vendas de automóveis da China sobem 8,3% entre janeiro e maio
Cinturão e Rota
Vendas de automóveis da China sobem 8,3% entre janeiro e maio

Beijing, 14 junho (Xinhua) — As vendas de automóveis da China aumentaram 8,3% em termos anuais para quase 11,5 milhões de unidades nos primeiros cinco meses de 2024, mostraram dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis nesta sexta-feira. Somente em maio, as vendas de automóveis atingiram aproximadamente 2,42 milhões de unidades, alta de 1,5% […]

China reduzirá preços no varejo de gasolina e diesel
Cinturão e Rota
China reduzirá preços no varejo de gasolina e diesel

Beijing, 13 de junho (Xinhua) — A China reduzirá os preços no varejo da gasolina e do diesel nesta sexta-feira, com base nas recentes mudanças nos preços internacionais do petróleo, disse o principal planejador econômico do país na última quinta-feira. Os preços da gasolina serão reduzidos em 190 yuans (cerca de 26,7 dólares americanos) por […]

Jovens chineses e americanos iniciam intercâmbio cultural em Beijing
Cinturão e Rota
Jovens chineses e americanos iniciam intercâmbio cultural em Beijing

Beijing, 13 de junho (Xinhua) — Um grupo de jovens da China e dos Estados Unidos iniciaram uma visita de intercâmbio cultural em Beijing nesta quarta-feira. O evento faz parte do Programa de Intercâmbio Juvenil China-EUA “Ponte do Futuro”, um esforço de colaboração da Federação da Juventude de Toda a China e da Associação do […]

Setor privado conta com 96,4% das entidades comerciais da China, mostram dados oficiais
Cinturão e Rota
Setor privado conta com 96,4% das entidades comerciais da China, mostram dados oficiais

Beijing, 13 junho (Xinhua) — O número de entidades comerciais privadas na China atingiu 180,45 milhões até o final de maio de 2024, representando 96,4% do total das entidades comerciais do país, de acordo com a Administração Estatal para Regulação do Mercado. Essa proporção aumentou em relação aos 95,5% registrados em 2019, disse a pasta, […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui