Beijing, 27 nov (Xinhua) — As empresas industriais da China continuaram a apresentar uma recuperação estável em outubro, à medida que seus lucros combinados aumentaram pelo terceiro mês consecutivo, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.
Os lucros das principais empresas industriais com receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,81 milhões) subiram 2,7% em termos anuais, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China.
Yu Weining, estatístico do DNE, disse que o setor industrial do país manteve produção estável e relatou uma recuperação mais acentuada na receita e um crescimento contínuo nos lucros, à medida que as políticas macroeconômicas do governo entraram em vigor.
Em outubro, o setor de produção de matérias-primas emergiu como o mais importante impulsionador do crescimento, com um aumento robusto de 22,9% nos lucros, uma vez que a recuperação da demanda a jusante levou a um aumento geral dos preços.
Como o mercado consumidor continuou a se aquecer devido às políticas favoráveis do governo, os lucros dos fabricantes de bens de consumo registraram um aumento estável de 2,2% em relação ao ano passado, alta por três meses consecutivos.
Outros setores, incluindo a fabricação de equipamentos e o fornecimento de energia, gás natural e água, também registraram crescimento nos lucros no mês passado.
Nos primeiros dez meses do ano, os lucros das principais empresas industriais registraram um declínio de 7,8%, diminuindo 1,2 ponto percentual em relação ao período de janeiro a setembro. Mais de 70% das 41 categorias industriais da China monitoradas pelo departamento relataram uma melhora no desempenho dos lucros.
A China intensificou os seus esforços para apoiar o desenvolvimento de empresas industriais e melhorar as expectativas do mercado este ano, com ampliadas reduções de impostos e maior apoio financeiro.
Recentemente, as autoridades divulgaram 25 medidas específicas para fortalecer os serviços financeiros para empresas privadas como parte dos esforços para estimular seu crescimento, incluindo maior apoio à inovação e às pequenas empresas, de acordo com um comunicado do banco central divulgado na segunda-feira.
Para o futuro, Yu disse que serão feitos mais esforços para permitir que o setor financeiro desempenhe um papel mais eficaz na promoção da inovação tecnológica, fabricação avançada, desenvolvimento verde e de micro, pequenas e médias empresas.
A China também promoverá as atualizações dos setores tradicionais e estimulará o desenvolvimento de setores emergentes para criar novas vantagens e impulsionar o desenvolvimento industrial de alta qualidade, disse ele. Fim
Leia também:
Feira de comércio de serviços na China oferece oportunidades para empresas globais
Beijing, 13 setembro (Xinhua) — De olho no enorme mercado da China, as empresas globais estão participando de uma grande feira de serviços em Beijing para explorar oportunidades de negócios na segunda maior economia do mundo. Mais de 450 empresas da Fortune 500 líderes em seus respectivos setores, bem como 85 países e organizações internacionais, […]
Exposição de comércio digital no leste da China será totalmente alimentada por eletricidade verde
Hangzhou, 13 setembro (Xinhua) — A terceira Exposição Global de Comércio Digital, programada para ser realizada de 25 a 29 de setembro em Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China, será alimentada inteiramente por eletricidade verde. O local da exposição, o Grande Centro de Convenções e Exposições de Hangzhou, concluiu a compra […]
China anuncia tratamento de tarifa zero para países menos desenvolvidos
China dará a todos os países menos desenvolvidos que têm relações diplomáticas com a China um tratamento tarifário zero para 100% das linhas tarifárias.
Schneider Electric expande base de P&D em Shanghai
A multinacional francesa Schneider Electric lançou nesta terça-feira a segunda fase de seu projeto Parque de Laboratório de Inovação Jinshan em Shanghai.
China promoverá a abertura institucional do comércio de serviços
Beijing, 12 setembro (Xinhua) — O Ministério do Comércio da China disse nesta quinta-feira que a pasta promoverá a abertura institucional do comércio de serviços. He Yongqian, porta-voz do ministério, fez as declarações em uma entrevista coletiva regular, observando que a pasta facilitará o fluxo transfronteiriço de recursos, como talentos, capital, tecnologia e dados, avançará […]
Mercado acionário da parte continental da China registra recordes na recompra de ações nos primeiros oito meses
Beijing, 12 setembro (Xinhua) — As recompras de ações pelas empresas listadas no mercado acionário da parte continental da China atingiram um recorde nos primeiros oito meses deste ano, mostraram dados da Comissão Reguladora de Valores da China. As recompras de ações são uma ferramenta importante para as empresas listadas manterem o valor corporativo, recompensarem […]