Visitantes participam de uma exposição de arte de inteligência artificial no Comitê Global de IA em Riad, Arábia Saudita, 21 out, 2020. (Xinhua/Tu Yifan)
Riyadh, 10 mar (Xinhua) — Três empresas de tecnologia da Arábia Saudita e da China assinaram memorando de entendimento (MoU) nesta quarta-feira, a fim de colaborar no desenvolvimento das tecnologias espaciais inovadoras, satélites, inteligência artificial (IA) e produtos geoespaciais.
As três empresas, TAQNIA ETS e TAQNIA SPACE da Arábia Saudita e STAR.VISION da China, concordaram em participar na colaboração de pesquisa e desenvolvimento, para introduzir serviços inovadores locais e produtos que apoiarão o setor estratégico espacial e geoespacial na Arábia Saudita e na região.
Como a empresa geoespacial líder na Arábia Saudita, a TAQNIA ETS estava interessada em assinar o MoU e colaborar com a STAR.VISION para utilizar IA na produção de produtos geoespaciais de alta resolução e precisão, que são compatíveis com as características topográficas e geográficas exclusivas da Arábia Saudita, disse Abdulaziz S. Al-Farraj, CEO da TAQNIA ETS.
Fan Lianghua, cofundador da STAR.VISION, disse que sua empresa “espera levar sua experiência no setor espacial e aplicativos de IA para a Arábia Saudita e capacitar os jovens profissionais sauditas nesses campos”.
A assinatura ocorreu no último dia do World Defense Show em Riad, que teve início no domingo.
Fundado pela Autoridade Geral de Indústrias Militares da Arábia Saudita, o evento apresenta os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos em todo o mundo e fornece plataforma para networking, colaboração, compartilhamento de conhecimento e descoberta de novas inovações.
Oito empresas chinesas – China Aerospace Long March International Trading Co. (ALIT), China National Precision Machinery Import & Export Corporation, China National Aero-Technology Import & Export Corporation, China Shipbuilding Trading Co., Ltd (CSTC), China North Industries Corp. (NORINCO), CETC International Co., Ltd, ELINC China Co., Ltd (ELINC) e Poly Technologies Inc. – juntaram-se à exposição. Fim
Leia também:
Comércio exterior da China aumenta 13,3% nos primeiros 2 meses