30.7 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 24, 2021

Empulhação

A invenção de uma Corregedoria-Geral da União, sob a alegação de combater corrupção na administração pública, revela, mais uma vez, o jeito tucano de tratar do tema: em vez de CPI para apurar as entranhas do poder, um novo aparato burocrático, cujo anúncio tem a principal finalidade de ganhar tempo e tirar o assunto da pauta.

Casa cheia
A aterrissagem de Eduardo Guimarães na presidência do Banco do Brasil, após cumprir papel, digamos, capital na transferência do Banespa para o Santander, amplia o número de colloridos no poleiro tucano. Mais um motivo para o presidente FH parar de recorrer à retórica de passivos de outros governos para se eximir do pagamento da correção da tunga no FGTS.

Protesto
Está confirmada a manifestação internacional de protesto em Buenos Aires para sexta-feira, 6 de abril, contra a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A atividade foi definida no Fórum Social Mundial, realizado em janeiro deste ano em Porto Alegre, e tem como objetivo reafirmar a luta de centrais sindicais sul-americanas contra o desemprego e a redução da qualidade do trabalho. A CUT Nacional informou que enviará cerca de 500 pessoas, em ônibus fretados, principalmente de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de caravanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Em Porto Alegre, a direção da CUT/RS adiantou que dez ônibus estão lotados.

Bairro cidade
A constatação é feita com surpreendente freqüência pelas operadoras da Embratel. Ao receberem pedidos de informações de turistas, principalmente estrangeiros, sobre Copacabana e Ipanema, é comum a pergunta: “Onde ficam estas cidades?”

Emoções
Além de balas perdidas por conta do tiroteios das quadrilhas instaladas no local, os motoristas que se aventuram pela Grajaú-Jacarepaguá podem ser surpreendidos por aparição súbita de cavalos, que pastam livremente dos dois lados da pista.

Sem taxas
A exemplo do que ocorre em várias cidades mundo afora, os turistas estrangeiros que visitarem a Bahia a partir de abril não pagarão mais ICMS em suas compras. A Bahia deve ser o primeiro estado brasileiro a aderir ao sistema sem imposto, para incentivar a compra no comércio local, segundo o informativo Vasp Notícias. A Secretaria da Fazenda da Bahia vai abdicar da arrecadação. Deve ser adotado sistema em que o visitante recebe o reembolso no aeroporto, na hora da partida, ou via Correio, se o valor for muito alto.

Fora do ar
Os protestos contra a cada vez mais degradante programação ofertada pela TV aberta chegou a Internet. Tendo como slogan “Por um mundo melhor, desligue a TV”, grupos de internautas estão divulgando uma corrente de e-mails propondo um Dia Nacional de Protesto contra o Lixo na TV. A idéia é desligar os aparelhos de TV entre 20h e 20h15m, no próximo dia 21. Pode não dar em nada, mas serão 15 minutos de emburrecimento economizados.

Risco
A empresa estatal mexicana Pemex foi pressionada a retirar as válvulas de segurança de fundo de poço de petróleo para aumentar a produção. O objetivo era forçar a baixa do preço internacional do óleo e aliviar a balança comercial americana, sufocada pela importação de 9 milhões de barris por dia. Já foi cogitada medida semelhante na Petrobras. A denúncia foi feita pelo presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, durante depoimento no Congresso Nacional. No caso do México, os EUA estariam usando sua força de pressão, por deterem direitos sobre as reservas mexicanas de petróleo – direitos obtidos como contrapartida ao empréstimo de bilhões de dólares que evitou a quebra do México em 94. No caso do Brasil, a perigosa medida teria objetivo de aumentar a produção para reduzir o déficit da balança comercial.

Artigo anteriorÁgua suja
Próximo artigoMicos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.