35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Enem em números

Dados do Inep mostram que pouco menos de um terço dos 6,7 milhões de inscritos no Enem 2017 pagaram a taxa de inscrição. Ficaram isentos 48,2% (Lei 12.799/2013 ou Decreto 6.135/2007), e 22,1% obtiveram gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública. Mulheres somaram 58,6% dos candidatos, ante 41,4% homens. A porcentagem na população brasileira é de 51,5% do sexo feminino e 48,5% do masculino (IBGE 2015).

Quanto à cor/raça (autodeclaração), 46,9% declararam ser parda; 35%, branca; 13,3%, preta; 2,3%, amarela; 0,7%, indígena; e 1,9% preferiu não declarar. Assim, pardos e pretos somam 60,2% dos candidatos. No Brasil, segundo o IBGE, 54% se declaram pardos (45,1%) ou pretos (8,9%). Brancos são 45,2%. Uma diferença significativa.

 

Muito pouco

No Enem, foram confirmadas 6.731.300 inscrições. Apenas 306 (0,0045%) optaram por usar o nome social.

 

Black Previdência

Representantes das seis centrais sindicais vão se reunir nesta sexta, em São Paulo, para debater estratégias de manifestações e atos contra a proposta revista da Reforma da Previdência. As entidades cogitam convocar uma paralisação nacional.

Para a Força Sindical, o novo projeto é apenas uma maquiagem, uma tentativa de esconder as reduções de direitos e de dificultar a adesão à aposentadoria. “O novo texto é um verdadeiro Black Friday sobre os direitos dos trabalhadores”, protesta.

 

Hasta luego’

Metade dos turistas argentinos que visitaram o Rio de Janeiro já estiveram na cidade pelo menos uma vez, e 84% retornariam. O dado consta de pesquisa feita pela Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro e pelo Portal Consultoria em Turismo com 800 visitantes do país vizinho, entre 1º a 16 de novembro.

Coordenada pelo professor Bayard Boiteux, que dirige o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ, o levantamento mostra que 67% dos turistas tem menos de 40 anos. O Airbnb mostrou força entre os meios de hospedagem, ficando com 30%, logo atrás dos hotéis, que receberam 55% dos visitantes argentinos.

 

Gelado

A China garante que superou os Estados Unidos como o maior produtor mundial de sorvete. Cada chinês consumiu em média três litros em 2016, o triplo de 20 anos antes. “Comparado com os países desenvolvidos, o setor de sorvete na China ainda é novo e tem muito espaço para crescer”, disse à agência Xinhua Zhu Nianlin, diretor da associação do setor.

E há realmente muito espaço. No Brasil, o consumo é de 4,86 litros por habitante; na Suíça, 14,4 litros; nos EUA, segundo em consumo per capita no mundo (atrás da Nova Zelândia), são 20,8 litros por cabeça. Em 2010, os Estados Unidos produziam três vezes mais sorvete que a China. Naquele ano, o chinês consumia em média 1,8 litro. Se alcançar a média brasileira, a China verá seu mercado crescer 60%.

 

Braços abertos

O calendário do Rio Convention & Visitors Bureau bateu a marca de 320 eventos confirmados até 2027, que devem movimentar a econômica carioca em US$ 1,4 bilhão.

 

Rápidas

A Sage realizará nesta sexta-feira, às 14h30, um webinar gratuito com o tema eSocial – Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas. Inscrição: https://tinyurl.com/yajxg7xj *** Também nesta sexta, a carioca e médica cirurgiã Elizabeth S lança às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema, seu livro Vida de Médica (Imagem Art Studio, 292 páginas, R$ 27) *** Neste domingo, o Carioca Shopping abre as portas para a edição mensal do Encontro de Carros Antigos do Antigomobilistas da Vila da Penha *** A FGV Energia realiza em 29 de novembro, às 14h30, palestra com Kenneth B. Medlock III, Ph.D. em economia pela Rice University, em mais uma edição da série de palestras Energia em Foco – Estratégias e Desafios para o Futuro. Inscrição: www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=3584&P_IDIOMA=0 *** A 57ª Feira da Providência reunirá, de 29 de novembro a 3 de dezembro, cerca de 200 expositores no pavilhão 4 do Riocentro. É a principal fonte de recursos para os projetos sociais do Banco da Providência. Detalhes em www.feiradaprovidencia.org.br *** No próximo dia 28, Mauro Sampaio, CEO da E-Xyon, empresa líder em mapeamento e gestão de riscos jurídicos para a indústria bancária, do 2º Summit Internacional de Riscos Operacionais, promovido pelo Instituto Febraban de Educação, em São Paulo *** O Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs) completa 91 anos de fundação.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.