Energia comprometida com interesses nacionais e populares

FUP debaterá soberania em seminário no RJ

254
Cibele Vieira (foto: FUP.org.br)

Soberania energética é a capacidade de um país ter, de forma autônoma e sustentável, a produção, distribuição e consumo de suas fontes de energia. Movimentos sociais, trabalhadores do setor de energia e pesquisadores se reúnem nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro, para o Seminário Nacional da Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia. O encontro discutirá propostas para garantir soberania energética, controle público dos recursos naturais e uma transição de baixo carbono que gere empregos e desenvolvimento para o país.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) integra a plataforma e participa do debate a partir da perspectiva dos trabalhadores do setor de petróleo e gás, defendendo o papel estratégico da Petrobras no desenvolvimento do país e na condução de uma transição energética que fortaleça a indústria nacional.

Para a diretora da FUP, Cibele Vieira, o seminário reafirma a importância de construir um projeto energético comprometido com os interesses nacionais e populares. “É muito importante a Plataforma realizar um seminário nacional neste momento, porque o mundo volta a se mobilizar em torno da necessidade energética. A gente vê os Estados Unidos promovendo essa nova ordem mundial em função dos seus próprios interesses e querendo tratar a América Latina como o quintal de Trump. Então reafirmamos a necessidade da soberania do Brasil, que passa pela soberania energética.”

O evento será realizado no Salão Nobre do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, reunindo representantes de organizações populares, sindicatos e especialistas para debater os impactos das mudanças no setor energético e as perspectivas dos trabalhadores diante das transformações tecnológicas, ambientais e econômicas em curso.

Espaço Publicitáriocnseg

A programação do seminário contará ainda com contribuições técnicas de pesquisadores do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/subseção FUP), que vão apresentar análises sobre os impactos econômicos, sociais e trabalhistas das transformações em curso no setor energético.

O objetivo do encontro é fortalecer a articulação entre trabalhadores do campo e da cidade e consolidar compromissos em torno de um projeto de soberania energética que coloque os recursos naturais e a produção de energia a serviço do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população.

A Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia é um movimento social que articula trabalhadores urbanos, movimentos camponeses e comunidades atingidas por barragens em defesa do controle público da água e da energia e da construção de um projeto energético voltado ao interesse nacional. A iniciativa também atua na formulação de propostas para uma transição energética justa, que combine redução das emissões de carbono com geração de empregos de qualidade e proteção das populações afetadas pelos grandes empreendimentos do setor.

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg