Energia rara e cara

458
Termelétrica (Foto: Eduardo Tavares/PAC)
Termelétrica (Foto: Eduardo Tavares/PAC)

Roberto Pereira D’Araujo, do Instituto Ilumina, não tem dúvida sobre o alto custo cobrado pela energia elétrica no Brasil: “A Agência Internacional de Energia, usando o método de paridade do poder de compra, mostra-nos que já em 2018 o Brasil era o vice-campeão de carestia do kW/h. Para um país de dimensões continentais, líder de recursos hídricos, com vento e sol à vontade, é uma desonra planetária”, comenta em artigo.

Os motivos? A transformação da eletricidade em uma mercadoria, que no Brasil começou em 1995. “Há algum sentido em mercados de base térmica, onde quem vende o kWh realmente os gera. Para o nosso, de grande predominância hidroelétrica e contando com reservatórios que ‘estocam’ energia equivalente a vários meses de consumo, criar um modelo matemático que nos assemelha a esses mercados foi uma aventura arriscada.”

D’Araujo cita que as usinas vendem uma energia atribuída que pode ser muito diferente da gerada. “O caso mais óbvio é o das térmicas, que podem não gerar e, mesmo assim, vender energia.” Cita também a balbúrdia de órgãos responsáveis pela operação, planejamento e comercialização, tarefas antes concentradas na Eletrobras e hoje (má) distribuídas entre ONS, EPE e CCEE. Fala também dos encargos criados (CDE, ERR, GSF…).

“Mas a razão estrutural do aumento está baseada em três realidades: 1 – Fontes de geração mais caras; 2 – Subsídios sociais e estratégicos; 3 – Nem todos pagam os mesmos custos.”

Espaço Publicitáriocnseg

 

Sigilo

Não fosse pela ameaça à liberdade de imprensa, seria interessante saber quem são e quanto pagam os patrocinadores da Jovem Pan.

 

Fiado só amanhã

Paulo Guedes deve, não nega, pagará quando puder (ou quiser). Tal máxima se aplica à dívida pública? Vencem nos próximos 12 meses cerca de R$ 1,2 trilhão em títulos. O governo pensaria em honrar, digamos, R$ 700 milhões e pagar o restante em suaves prestações anuais?

 

Rápidas

A Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) realiza o seu 41º Congresso Internacional entre 23 e 26 de agosto, online pelo 2º ano consecutivo. O tema principal é “Propriedade Intelectual e a Economia Circular” *** A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) reabre, a partir desta quarta, a Pinacoteca, a Biblioteca Blanche Knopf, o Cinema da Fundação e a Villa Digital *** O West Shopping oferece o Circuito Cultural Geek *** A Reserva Caiçara e o Surf Resgate selam parceria com cursos para arrais amador e motonauta, sempre aos sábados. Informações: (21) 96464-3849 *** A Escola Judiciária do TRE-RJ realizará de quarta a sexta-feira o webinário “Reforma política e eleitoral – temas relevantes para as eleições 2022”, com o apoio da OABRJ. A palestra magna será do presidente do TSE e ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Inscrições aqui *** O presidente do STJ, Humberto Martins, e a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) participam de “Desjudicialização da execução civil”, nesta quinta-feira. Mais informações aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui