Engarrafamento

O número de torpedos enviados por celular deve bater recorde neste domingo. Durante o feriado do Ano Novo chinês, especialistas em telecomunicação prevêem que até 19 bilhões de mensagens serão enviadas. Para comparar, o pico registrado durante a transmissão da final do popular programa American Idol, nos EUA, em 2009, foi de 178 milhões de torpedos. Os números de SMS no mundo inteiro devem atingir 2,3 trilhões em 2010, de acordo com a consultoria Gartner.

“Hablas”?
No Brasil, multiplicou-se por cinco o número de estudantes de espanhol em três anos, de 1 milhão, em 2006. Isso ocorreu graças à chamada Lei do Espanhol (Lei 11.161), sancionada pelo Governo Federal em 2005, que obriga as escolas brasileiras a oferecerem o curso para quem quiser aprender a língua hispânica. No entanto, faltam professores capacitados para atender à demanda. Francisco Moreno, do Instituto Cervantes, observa que o Brasil tem 7 mil professores de espanhol; no entanto, 12 mil são necessários.

PM em ação
Contrariados com a tendência da Câmara dos Deputados de engavetar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08, que atrela o salário inicial dos policiais militares e dos bombeiros dos estados aos vencimentos de seus colegas do Distrito Federal, o que estabeleceria um piso nacional de R$ 4,5 mil para as categorias, lideranças das PMs ameaçam radicalizar o movimento.

Ao pé da letra
Como a Constituição proíbe militares e policiais civis de fazerem greve, a categoria estuda outras formas de pressão, incluindo aquartelamento até a adoção de práticas permitidas pela lei, mas em desuso, como exigir documentos de todos motoristas que circulem por determinadas vias e até blitzs em portas de motéis. Atualmente o piso médio nacional da PM, que tem 700 mil homens em todo o país, é de R$ 1.814,96.

Indireta
O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) ataca novamente seu sucessor, Eduardo Paes (PMDB). Diz Maia que em sua gestão havia eliminado o BDI (Benefício e Despesas Indiretas, ou a margem que o empreiteiro coloca sobre uma obra), conseguindo assim o menor custo em obras públicas no Brasil; e acusa Paes de restabelecer o BDI, através do Decreto 31.875. Diz ainda que a Prefeitura admite agora reajuste do preço do saldo das obras públicas um ano depois da obra contratada, enquanto no sistema antigo isso só seria possível em dois anos.

Amigas do rei
Mas a briga pode não ter mocinho. Segundo a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), o BDI é usado em todo o Brasil, em obras públicas. E ironiza a forma como a empreiteira tiraria seu lucro sem usar a fórmula. Segundo a vereadora, o sistema “cesarista” funcionava assim: ganhava-se com um preço e, ao longo da obra, assinavam-se aditivos com e sem alteração de preço; porém, com alteração da quantidade ou da qualidade do material. “Nos contratos da Cidade da Música, aconteceram 16 aditivos destes dois tipos.” “Sem o BDI”, continua Andrea, “você desencoraja a participação das empresas que não são amigas do rei, que não conhecem o caminho das pedras para obter o lucro…”
Mas ela admite que, se com o BDI fica transparente quanto a empresa está ganhando, se houver corrupção, o lucro será maior.

Papai Noel atrasado
Cesar Maia revela mais um dado: o Decreto 31.886, de 3 de fevereiro deste ano, que permitiu o reajuste em um ano, apareceu a partir de requerimento dos empreiteiros no Processo 01/003.758/2009. “Requerimento recebido em 28/12/2009, com os fogos do réveillon pipocando. Ano Novo! Vida Nova!”, ironiza.

Cobrança cega
A TVA enviou boleto bancário a um ex-cliente oferecendo desconto de 20% para quitação de débitos pendentes. Só que não informa qual mês que supostamente ficou em atraso.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMaquiagem
Próximo artigoSem compaixão

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Mercados operam mistos no exterior

No Brasil haverá resposta ao Copom.

Elevação na Selic deve repercutir no mercado

EUA: divulgação de PIB do terceiro trimestre e balanços de grandes empresas são o foco das atenções no cenário internacional.

TSE forma maioria contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

PT, PCdoB e PROS pedem cassação da chapa por cometimento de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

IGP-M acumula inflação de 21,73% em 12 meses

Alta da taxa de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado.

Mirando agora na PEC dos Precatórios

Ultrapassada a decisão do Copom, investidores vão mirar na avaliação da PEC cheia de 'jabutis' que ainda não foram retirados.