Engarrafamentos aumentam com Uber e cia

776
Motorista de aplicativo (Foto: divulgação)
Motorista de aplicativo (Foto: divulgação)

Quando surgiram os aplicativos de transporte individual, tipo Uber, muitos acreditaram que as pessoas largariam os carros em casa e passariam a usar o sistema compartilhado. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) foi uma das instituições respeitadas que chegaram a acreditar nisso.

A realidade é outra. Pesquisa publicada este mês pelo MIT mostrou que apenas 1% dos veículos particulares ficaram nas garagens. O que perdeu passageiros foi o transporte público, queda de 8,9%. Resultado: mais trânsito. O estudo feito nos Estados Unidos analisando as empresas Uber e Lyft revelou que os congestionamentos urbanos aumentaram 0,9% e duram 4,5% mais. Ineficiência que gera custos.

O que não é questionada é a exploração, ou “uberização”: outra universidade, Stanford, estimou, em 2018, que um motorista de aplicativo ganha US$ 3,37 por hora, antes das taxas, cerca de metade do salário mínimo por hora.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Em crescimento

Empresas de apenas um consultor representam 80% das consultorias no país, revela a pesquisa anual Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2020, levantamento detalhado do mercado, que tem crescido nos últimos anos e mantido perspectivas otimistas. O estudo é realizado pelo Laboratório da Consultoria e a Méttodo Reflexão Estratégica.

De acordo com o consultor Luiz Affonso Romano, responsável pela execução do projeto, problemas empresariais são diferentes e irrepetíveis. “Cada empresa é única, com seu espaço, tempo e circunstâncias e reage de maneira diferente às intervenções”, afirma.

Mas a pesquisa permite um bom retrato do mercado de consultoria no Brasil. Para o ano de 2020, o Perfil das Empresas de Consultoria revelou:

– Participação expressiva das mulheres (40,3%), pelos comparativos de 2014 a 2020;

– Maioria (53,2%) dos consultores têm de 30 a 59 anos;

– Aumento constante de trabalho home office e coworking (61,6%), principalmente com o advento da pandemia.

Interessados podem adquirir a pesquisa na íntegra aqui.

 

Rápidas

A Associação Nacional de Desembargadores (Andes) realizará nesta quinta-feira, às 17h, o webinário “Conciliar: Alternativa ou Solução”, com o presidente da entidade, Marcelo Buhatem, e o desembargador Werson Rêgo. A transmissão será pelo canal da Andes no YouTube *** A escritora e jornalista Jô Ramos participou da 5ª edição do prêmio Notable Brazilian Awards, em reconhecimento por seu trabalho com a literatura nacional *** Neste domingo, às 14h, o rapper e produtor cultural Tonny Boss apresenta em seu canal de Youtube a Roda Cultural Consciente, recebendo o rapper Ramonzin, e a dj Dinna Groove *** Em 20 de janeiro foi realizado um Painel sobre Ciência e Tecnologia por iniciativa do Movimento 2022 O Brasil e o Mundo que queremos (2022brasil.org.br), uma parceria da Universidade de Brasília e a União Planetária. O vídeo pode ser assistido no YouTube.

Leia mais:

Sem combustível novo, economia não anda

Reforma: bancos ganham, arroz pagará mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui