Engarrafamentos aumentam com Uber e cia

Quando surgiram os aplicativos de transporte individual, tipo Uber, muitos acreditaram que as pessoas largariam os carros em casa e passariam a usar o sistema compartilhado. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) foi uma das instituições respeitadas que chegaram a acreditar nisso.

A realidade é outra. Pesquisa publicada este mês pelo MIT mostrou que apenas 1% dos veículos particulares ficaram nas garagens. O que perdeu passageiros foi o transporte público, queda de 8,9%. Resultado: mais trânsito. O estudo feito nos Estados Unidos analisando as empresas Uber e Lyft revelou que os congestionamentos urbanos aumentaram 0,9% e duram 4,5% mais. Ineficiência que gera custos.

O que não é questionada é a exploração, ou “uberização”: outra universidade, Stanford, estimou, em 2018, que um motorista de aplicativo ganha US$ 3,37 por hora, antes das taxas, cerca de metade do salário mínimo por hora.

 

Em crescimento

Empresas de apenas um consultor representam 80% das consultorias no país, revela a pesquisa anual Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2020, levantamento detalhado do mercado, que tem crescido nos últimos anos e mantido perspectivas otimistas. O estudo é realizado pelo Laboratório da Consultoria e a Méttodo Reflexão Estratégica.

De acordo com o consultor Luiz Affonso Romano, responsável pela execução do projeto, problemas empresariais são diferentes e irrepetíveis. “Cada empresa é única, com seu espaço, tempo e circunstâncias e reage de maneira diferente às intervenções”, afirma.

Mas a pesquisa permite um bom retrato do mercado de consultoria no Brasil. Para o ano de 2020, o Perfil das Empresas de Consultoria revelou:

– Participação expressiva das mulheres (40,3%), pelos comparativos de 2014 a 2020;

– Maioria (53,2%) dos consultores têm de 30 a 59 anos;

– Aumento constante de trabalho home office e coworking (61,6%), principalmente com o advento da pandemia.

Interessados podem adquirir a pesquisa na íntegra aqui.

 

Rápidas

A Associação Nacional de Desembargadores (Andes) realizará nesta quinta-feira, às 17h, o webinário “Conciliar: Alternativa ou Solução”, com o presidente da entidade, Marcelo Buhatem, e o desembargador Werson Rêgo. A transmissão será pelo canal da Andes no YouTube *** A escritora e jornalista Jô Ramos participou da 5ª edição do prêmio Notable Brazilian Awards, em reconhecimento por seu trabalho com a literatura nacional *** Neste domingo, às 14h, o rapper e produtor cultural Tonny Boss apresenta em seu canal de Youtube a Roda Cultural Consciente, recebendo o rapper Ramonzin, e a dj Dinna Groove *** Em 20 de janeiro foi realizado um Painel sobre Ciência e Tecnologia por iniciativa do Movimento 2022 O Brasil e o Mundo que queremos (2022brasil.org.br), uma parceria da Universidade de Brasília e a União Planetária. O vídeo pode ser assistido no YouTube.

Leia mais:

Sem combustível novo, economia não anda

Reforma: bancos ganham, arroz pagará mais

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Para liberar auxílio emergencial, governo prejudica setores essenciais.

Da França para o mundo: a Sauvignon em múltiplas versões

O caráter cítrico mais discreto do hemisfério norte ganhou sensualidade, revelando uma gama atraente de frutas tropicais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Investimento chinês em pesquisa aumentará 7% ao ano até 2025

País divulga 14º Plano Quinquenal; desde 1953, PIB cresceu 1.232 vezes.

FMI: orçamento deve atender direitos das mulheres

No Egito, por exemplo, houve mais recursos para serviços públicos de creche.

Planos registram maior número de beneficiários desde dezembro de 2016

Dados de janeiro foram divulgados hoje pela ANS e confirmam tendência de crescimento no país.

MP-RJ pede júri popular para Flordelis e mais oito réus

Deputada é acusada de mandar matar o marido; 11 réus respondem ao processo, mas o MP pediu para não se pronunciar sobre dois deles.

Payroll de fevereiro surpreendeu positivamente as expectativas

Soma-se às surpresas a revisão no número anterior de 49k para 166k e, principalmente, a criação de vagas no setor privado em 465k.