Engenheiros da Petrobras propõem reestatizar BR, Liquigás e gasodutos

2102
símbolo BR Petrobras (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Petrobras (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) divulgou nota com algumas iniciativas relativas ao setor energético que propõe ao novo governo. Entre elas se destacam:

– Restauração do monopólio estatal do petróleo pela Petrobras;

– Reversão da privatização dos ativos da estatal, destacando a BR Distribuidora, refinarias, malhas de gasodutos, Liquigás e Comgás, Fafens, direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural e as participações na produção de petroquímicos e biocombustíveis;

– Alteração da política de preços da Petrobras, com o fim do Preço Paritário de Importação (PPI);

Espaço Publicitáriocnseg

– Limitação da exportação de petróleo cru, com adoção de tributos que incentivem a agregação de valor e o uso do petróleo no país;

– Recompra das ações da estatal negociadas na Bolsa de Nova Iorque (ADRs);

– Desenvolvimento da política de conteúdo nacional e de substituição de importações;

– Estabelecimento de um plano nacional de pesquisa e investimentos em energias potencialmente renováveis, sob a liderança da Petrobras.

30 COMENTÁRIOS

  1. A unica empresa que deveria ser privatizada? é o governo , deputadis,senadores, vereadores, ministro , procuradores, todos passarem a receber pelo INSS , vender nossas empresas para que? para ficar refém do dólar? Manda vender terras no sertão e fazer condomínio de luxo, produzir óleo e gás, alguém quer?

  2. Chamar de retrógrados os profissionais engenheiros que defendem ideias, cujos resultados eram positivos economicamente, sem apresentar argumentos que possam justificar serem retrógradas tais opiniões/ideias, soa como sofismos, pois é fácil criticar algo de forma superficial e genérica.

  3. Essa iniciativa seria utópica, se nosso país já vivesse tempos em que , quem trabalha e desenvolve recebe diferenciado .
    Infelizmente estamos reféns de governos que vissam perpetuar o poder , através de migalhas que distribuem ao povo , no sentido de se tornarem heróis da contra fome .
    Um país que eternamente prende e sufoca seus habitantes com supostos benefícios, sem se preocupar em ensinar a pescar, está fadado a se tornar mais um viciado, enquanto meia dúzia no poder bebem , comem , gastam todo dinheiro possível das riquezas do país e ainda por cima , riem de todos que estão abaixo da pirâmide.

  4. Reverter a privatização da BR seria muitíssimo justo.
    Sou aposentada ex-BR, Não Repactuada, e estou sendo prejudicada. Os ajustes da VIBRA, são muito abaixo da Inflação.
    A privatização da BR foi a primeira maldade do ex-presidente.
    Não seria interessante vocês fazerem um abaixo assinado para fortalecer essa proposta ?

  5. Todos os países utilizam suas riquezas para o desenvolvimento próprio e não para o enriquecimento individual, de outras empresas e outros países. A Noruega é o grande exemplo que nunca é citado na mídia. O petróleo é nosso.

  6. Posso até não concordar que o governo deva vender a Petrobrás, afinal é um ativo muito valioso para o país e que, se for bem gerida, pode dar um grande retorno ao país e ao próprio governo na arrecadação de impostos. Mas daí, pensar que a estatal deve reincorporar todos esses ativos novamente é um pensamento totalmente retrógrado.

  7. Nos dá BR Dstribuidora estamos nos sentindo acuados, não temos o direito de reclamar estão querendo se vê livre dos aposentados, nao migrei, estamos pagando dinheiro sem saber o que aconteceu me colocaram em um plano de saúde que deixa a desejar e agora pra completar separaram o nosso pagamento INSS num dia e Petros no outro nada disso sem perguntar o principal interessado gostaria que não mexesse mais em nosso contra cheque temos responsabilidade com família e tenho um filho especial, estou muito preocupado com tudo isso, obrigada.

  8. Euris Morato
    Economista p/UnB Doutor em economia p/univ de Montpellier

    Parabéns, uma empresa petrolifera para ser forte tem que expandir suas cadeias produtivas , tecnologicas industriais e comerciais,etc.
    Jamais deve ser uma empresa apenas produtora e exportadora de óleo bruto ou de simples matérias primas. São os segmentos industriais ,comerciais ,de tecnologias inovadoras , e investimentos em sub produtos do petróleo ,do gás e energias renovaveis , que farão a expansão da Petrobrás e nossa autosuficiência energética .

    Tava ações gerarão mais rendas , empregos, valores agregados ,etc ,colaborando para o desenvolvimento do Brasil .

  9. Se a Petrobras distribuiu dividendos exorbitantes em 2021 e 2022 aos acionistas, vejo que a compra das ações só fará bem a saúde financeira da Cia. para investir em novos projetos, desenvolvimento da Matriz de energia limpa em todos os sentidos.

  10. Acho que seria uma medida acertada.
    Pois estaríamos garantindo a segurança nacional. Não estaríamos mandando milhões de dólares para o estrangeiro. Dinheiro que poderia baratear o custo final dos combustíveis. Seria mais investimentos interno.
    Afinal a nossa Petrobras foi construída com dinheiro do povo brasileiro.
    Existe ainda a função social da empresa.
    Quem está falando contrário é porque não sabe nem quantos litros são um barril de petróleo.

  11. Sou totalmente a favor, chega dessa brincadeira sem graça de acionistas lucraram com a produção de uma empresa que nasceu para ser estatal.
    Sugiro chamarem os “patriotas” acampados nas portas de quartéis, para participarem das movimentações…

  12. Muito ao contrário. É o início da liberdade e da riqueza do país. A Noruega é rica e próspera porque não privatizou as suas vastas reservas de gas e petróleo. Graças a isto, criou im fundo soberano que mantém estável o preço interno e garante distribuição de riqueza aos noruegueses.

    • Até concordo que a Elite quer mandar no Brasil. Só precisamos entender quem são de fato essas pessoas (quem ganha acima de 5.000? Acima de 10.000? Executivo? Legislativo? Judiciário? Funcionalismo Público?)

  13. Bom dia! Todo apoio a AEPET!!! O que precisa? Abaixo assinado? Privatizaram e o que era para a população está para poucos… se fosse um negócio ruim alguém compraria? Várias demissões e ações contra a classe trabalhadora, visando o lucro acima de tudo… e quem paga tudo isso é à população, basta ver o preço do gás…

  14. Para os que acham retroagir eu acho isdo justiça eu fui concursada e sai da liquigas como uma foragida. Anos de dedicação encerrados por mera reestruturada funcional trocaram ótimos funcionários por funcionários baratos e desqualificados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui