Engenheiros do Estado

“Precisamos de um planejamento mais ativo do setor público, em consonância com a sociedade e o setor privado, acerca da formação de recursos humanos qualificados.” A frase não foi dita por Hugo Chávez, nem por algum petista que pretenda instalar uma república bolivariana no Brasil, como enxergam alguns. É parte de análise do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), entidade que reúne a nata da indústria paulista.
O desejo da intervenção estatal é resultado da análise da situação da Engenharia e da pesquisa e desenvolvimento (P&D) no país. A comparação do Brasil com os demais países desenvolvidos ou em desenvolvimento é amplamente desfavorável a nós. Na lista dos 35 países com dados disponíveis sobre o percentual de engenheiros entre o total de egressos do ensino superior, segundo a OCDE, o Brasil figurava, em 2007, com o menor percentual.

Sem X
A instalação do estaleiro da OSX em Biguaçu, Santa Catarina é inviável, aponta parecer emitido em abril e publicado pelo portal PortoGente, especializado no setor. O parecer é de autoria do professor Paulo Cesar Simões Lopes, contratado pela empresa que presta serviço para OSX na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do empreendimento.

Sem desvio
Com a oposição ausente, a votação do relatório final da CPI do MST foi adiada. Os oposicionistas querem prorrogar a CPI, com uma manobra cuja legalidade será decidida pelo presidente do Congresso. O que move os ruralistas é que o relatório concluiu que “não há desvio de dinheiro público para a ocupação de terra no Brasil”. O MST já acusara membros da oposição na CPI de terem recebido doações da multinacional Cutrale.

Cartel autoral?
A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça instaurou, nesta sexta-feira, processo administrativo por formação de cartel contra o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), órgão responsável pelo recolhimento e repasse dos direitos autorais de músicas no Brasil. Para a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, o modelo de gestão coletiva dos direitos autorais conferiu ao Ecad o monopólio legal sobre as atividades de arrecadação e distribuição de valores, mas não sobre a atividade de fixação desses valores. “Deve haver livre concorrência na formação desses preços. A sociedade brasileira está pagando muito caro pela execução de músicas e isso prejudica a difusão da cultura”, frisou.
Outro problema denunciado pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) é a criação de mecanismos para impedir e dificultar a entrada de novas associações.

Um quinto
No ano passado, 30 mil próteses foram implantadas, no Brasil, em idosos, vítimas de doenças degenerativas ou quedas. A demanda é de 150 mil implantes por ano, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-RJ), Ney Pecegueiro do Amaral. Os idosos com mais de 65 anos serão os maiores beneficiados com os novos tipos de próteses ortopédicas que serão apresentadas neste sábado, no Rio de Janeiro, no último dia do VI Congresso Internacional de Artroplastia. As novas próteses em metal, cerâmica e polietileno podem durar até 30 anos no corpo humano, três vezes mais do que há algumas décadas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorChampanhe no gelo
Próximo artigoNacionalista

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.