Poucas vezes duas palavras sintetizaram de forma tão sucinta quanto emblemática as expectativas da plutocracia em relação ao titular da presidência da República no Brasil, quanto as pronunciadas pelo ex-ministro José Dirceu em sua cruzada para se reinserir na vida política: pau mandado.
Propulsor
Não ficará apenas na instalação da finlandesa Wärtsilä a produção de motores para navios no Brasil. Outra indústria – japonesa – também deve se instalar no Rio de Janeiro. As negociações, que já duram um ano, estão em fase final.
Alívio
O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, confirmou que pela primeira vez nos últimos quatro anos o estado não vai recolher, este mês, o ICMS antecipado de 2006.
Casa de ferreiro
O governo enviou projeto de lei para instituir seguro obrigatório de responsabilidade civil para as corretoras de seguro e resseguro. O ministro Antonio Palocci justifica a proposta afirmando que não existe qualquer mecanismo na lei de seguros que garanta ao segurado reparação quanto a possíveis danos praticados pelas empresas. No que um experiente corretor paulista aproveitou para alfinetar: “Será que alguém lembrou de avisar ao ministro que seria interessante também que as seguradoras tivessem um seguro semelhante? As Sauex, São Paulo, Interbrazil e tantas outras tinham algum seguro nesses moldes?”
Réquiem
Se aprovada como pretende a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a oferta gratuita de informações pelo 102 significará o fim da obrigação das teles em distribuir catálogo telefônico. Em meio a uma sopa de letrinhas burocráticas, a Anatel propõe que só seja fornecida lista ao assinante que a solicitar. A proposta está em consulta pública desde terça-feira.
Bateria antiaérea
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) resolveu, enfim, se mobilizar contra as autorizações dadas pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) para empresas estrangeiras participarem do capital de companhias aéreas brasileiras. O Snea promete recorrer a medidas burocráticas e judiciais para defender os interesses das empresas brasileiras, “combatendo qualquer iniciativa desnacionalizante”.
Primeiro milhão
O Sesc Rio acaba de atingir a marca de 1 milhão de associados. Esse número é superior à população de capitais brasileiras, como Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Para comemorar esse recorde, a entidade realiza, hoje, uma série de atividades em todas unidades no Estado do Rio, oferecendo serviços gratuitos de saúde, educação, esporte e cultura. O evento será encerrado com show de João Bosco e Tunai no Teatro Sesc Ginástico.