Envelhecimento precoce

O Brasil já tem 207.660.929 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta...

O Brasil já tem 207.660.929 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira. A taxa de crescimento populacional entre 2016 e 2017 foi de 0,77%, um pouco menor ainda do que no período 2015/2016, que registrou uma taxa de 0,80%. Aqueles que acham que existe pobreza no Brasil porque há muitos pobres devem estar comemorando. Tolice. O dado é preocupante. O crescimento populacional, em um país em desenvolvimento, deveria ser bem maior. No ritmo que vai, o Brasil vai ficar velho antes de ter amadurecido. Uma série de problemas daí deriva, mas, para ficar em apenas um, o da Previdência. Sem jovens entrando no mercado de trabalho, aí, sim, a Previdência ficaria inviável.

Olhando outro dado trazio pelo IBGE, praticamente um quarto dos 5.570 municípios brasileiros (24,7%, ou 1.378) apresentaram redução populacional. Em mais da metade (53,6%, ou 2.986), as taxas de crescimento populacional foram inferiores a 1%. Apenas em 258 municípios (4,6% do total) o crescimento foi igual ou superior a 2%.

 

Receptação

A venda de patrimônio público brasileiro pelo Governo Temer é ilegítima, e quem comprar as estatais corre o risco de ser acusado de crime de receptação, adverte o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que afirma ser necessária uma operação tipo Lava Jato – sem os excessos da própria – para apurar as privatizações feitas pelo atual governo e as que estão planejadas.

Requião é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, que divulgou dois documentos alertando para o risco de investir em privatizações promovidas pelo governo ilegítimo. No primeiro documento, uma carta aberta aos embaixadores e investidores, os parlamentares nacionalistas alertam para a forte possibilidade de que um governo legítimo, aprovado pelo voto popular, venha a cancelar todos os atos entreguistas do atual mandatário.

Já o segundo documento sugere a leitura e a subscrição, através do Avaaz, do Manifesto de Advertência do Povo Brasileiro (https://secure.avaaz.org/po/petition/petition_59a5f9eb6cea5/?cZavrib), que visa à efetivação do Referendo Revogatório de todas as arbitrariedades citadas nos nove itens do texto, entre elas a entrega da Reserva de Cobre (Renca) às multinacionais.

 

Norte-americano frauda…

Em depoimento no Senado norte-americano, o presidente do Insurance Information Institute, provavelmente o principal centro de estudos de seguros nos EUA, afirmou que, dos US$ 327 bilhões pagos de sinistros de automóvel, residência e empresarial em 2015, aproximadamente 10% deles foram fraudulentos.

No Brasil, segundo levantamento recente da CNSeg, com dados também de 2015, as fraudes comprovadas em seguros gerais corresponderam a quase 2% dos sinistros avisados. “Mas”, observa o consultor Francisco Galiza, “até como comparação, certamente o número real é bem maior”.

 

Sinais preocupantes

Os lucros corporativos domésticos nos Estados Unidos cresceram a uma taxa anualizada de apenas 0,97% nos últimos cinco anos. Antes deste período, o crescimento do lucro anual foi de 7,95%, por quinquênio. Os níveis das dívidas corporativas são 30% maiores hoje do que em seu pico em setembro de 2008, somando US$ 8,6 trilhões. A proporção da dívida corporativa em relação ao PIB é recorde, tendo ultrapassado recentemente os níveis anteriores às duas últimas recessões, atingindo 45,3%. “Se houver um problema com o nível de dívida (no mundo), é nos EUA e não na China”, ironiza o economista Michael Roberts.

 

Rápidas

O vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, é o convidado especial do painel “Desafios para o Brasil: Os reflexos das crises econômica e política para a gestão municipal”, nesta quinta-feira, na sede da FGV no Rio *** Dias 1 e 2, o Passeio Shopping (RJ) recebe o Onda Rio – 1º Evento de Moda, Arte e Gastronomia da Campo Grande *** A ClickSoftware anuncia a contratação de Paulo Vendramini para a nova posição de diretor de Alianças para América Latina. A empresa tem presença direta no México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, além do Brasil *** O GPA passa a oferecer a seus funcionários o Gympass Corporate, que possibilita o acesso a diversas modalidades esportivas *** A Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas lançou uma ferramenta para acompanhar a situação fiscal do Governo Federal. A Bússola Fiscal fica em http://dapp.fgv.br/transparencia-orcamentaria/bussola-fiscal/

 

 

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBB na mira
Próximo artigoSuperfaturamento na propina

Artigos Relacionados

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Últimas Notícias

Diminuem os homicídios, mas ainda há muito a se fazer

Por Dirceu Cardoso Gonçalves.

Ford Brasil: Centro global de exportação de serviços de engenharia

Projetos de ponta voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados. 

Senado vai analisar vetos na Lei Aldir Blanc

Existe uma fila de 36 vetos aguardando votação dos senadores e deputados

Caixa: desconto de até 44% para regularizar penhor em atraso

As unidades com serviço de penhor disponível podem ser consultadas no site da Caixa

Índice de Preços ao Produtor (IPP) sobe 1,83% em maio

Das 24 atividades analisadas, 21 tiveram alta de preços