Eólica é maior fonte de energia na Alemanha

720
Usina eólica (Foto: divulgação)
Usina eólica (Foto: divulgação)

A energia eólica mais uma vez substituiu o carvão como a fonte de eletricidade mais importante da Alemanha, de acordo com dados preliminares publicados pelo Departamento Federal de Estatística (Destatis) na última quarta-feira (7).

Apesar de uma ligeira queda na geração de eletricidade em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a energia eólica atingiu uma participação de 32,2% na maior economia da Europa no primeiro trimestre de 2023.

Fontes convencionais de energia, como carvão, gás natural e energia nuclear, ainda representaram mais da metade da produção de eletricidade da Alemanha nos primeiros três meses do ano, segundo o Destatis.

A Alemanha pretende alcançar uma participação renovável de 80% no fornecimento de eletricidade até 2030, cinco anos antes da meta da União Europeia (UE). O governo enfatizou repetidamente que a energia eólica onshore (em terra) deve desempenhar um papel fundamental na consecução desse objetivo.

Espaço Publicitáriocnseg

“As metas de expansão claramente definidas e a clara prioridade das energias renováveis acelerarão a tendência já visível nos últimos quatro anos”, disse Wolfram Axthelm, diretor-gerente da Associação Alemã de Energia Eólica (BWE), à agência de notícias Xinhua.

Robert Habeck, ministro de Assuntos Econômicos e Ação Climática, apresentou uma estratégia ampla para energia eólica onshore no final de maio para colocar a transição nos trilhos. “Precisamos de um aumento de mais de quatro vezes na atual taxa de expansão”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui