Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

O resultado da eleição presidencial no Equador, deste domingo, não será divulgado por contagem rápida, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Segundo o órgão, os tempos são menores, pois o processamento dos autos no sistema de informática levará menos tempo do que no primeiro turno, visto que se trata apenas de uma votação com dois candidatos e não com 16. Dessa forma, o CNE resolveu não emitir o resultado da contagem rápida.

Pesquisas apontam que Andrés Araúz, da União pela Esperança, lidera todas as pesquisas de opinião com 34% a 37% das intenções de voto, já o banqueiro Guillermo Lasso, do aliança Creo, tem de 27% a 30%.

Começou a eleição

O CNE inaugurou, nesta sexta-feira, a segunda votação antecipada do segundo turno presidencial com a modalidade Voto em Casa, pela qual 653 idosos e deficientes físicos estão habilitados a custear.

Desde às 7 horas da manhã, hora local, as autoridades eleitorais acompanharam este processo que visa facilitar o voto dos eleitores com 75% de deficiência e com mais de 50 anos.

A presidente da CNE, Diana Atamaint, explicou que 323 homens e 330 mulheres estavam inscritos para votar em suas casas, e o fizeram seguindo estritos protocolos de biossegurança devido à pandemia covid-19.

Os dirigentes eleitorais foram até 173 locais em todo o país, nos quais participaram no funcionamento desta modalidade de votação 865 dirigentes das 24 delegações provinciais.

Paralelamente, o CNE garante o direito de voto às pessoas com deficiência neste domingo, 11 de abril, com a instalação de 385 mesas de serviço preferencial distribuídas por 4.276 assembleias de voto.

Foram impressas para eleitores com deficiência visual 8.270 cédulas em Braille.

Ao meio-dia desta sexta-feira começou a lei seca que se estenderá até depois do dia das eleições de domingo, junto com o silêncio eleitoral após o encerramento da campanha dos candidatos presidenciais na tarde da última quinta-feira.

De acordo com os regulamentos eleitorais, as violações da lei seca que proíbe a venda e o desperdício de álcool acarretam uma multa de 50% do salário-base ($ 200).

O primeiro dia antes da votação ocorreu na quinta-feira em 39 presídios, nos quais 8.307 presos foram autorizados a votar.

Neste domingo, mais de 13 milhões de equatorianos são chamados às urnas no país e em representações no exterior, onde mais de 410 mil eleitores podem exercer seu direito, de escolher entre dois candidatos presidenciais: o correista Andrés Arauz e o conservador Guillermo Lasso.

Leia também:

EUA não deixam Venezuela comprar vacinas contra Covid-19

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Artigos Relacionados

Produtos de consumo da China devem atrair marcas internacionais

A primeira Exposição Internacional de Produtos de Consumo da China, que começou nesta sexta-feira e termina no próximo dia 10, em Haikou, capital da...

China ampliou volume de exportações de serviços

A China registrou um déficit comercial de serviços de 66,69 bilhões de iuanes (US$ 10,3 bilhões) no primeiro trimestre deste ano, uma queda de...

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Quase 80% não trabalham totalmente remoto na pandemia

Segundo levantamento sobre adaptação ao modelo de teletrabalho, 49,7% dos entrevistados estiveram na empresa semanalmente.

Tunísia pretende exportar 80 mil toneladas de frutas

País produz pêssegos, nectarinas, damasco, ameixa e estima aumento de 7% na safra de frutas em 2021; grandes importadores são Líbia, França e Itália.

Rio acaba com toque de recolher

Novas medidas têm validade até o dia 20 de maio; medidas podem ser revistas.