Erro

Existem casos em que negligência pode custar caro. Um casal de São Paulo teve a vida em comum atingida pela operadora de cartão de crédito Unicard – Banco Múltiplo, que cobrou indevidamente uma despesa em motel. A Justiça determinou que a administradora pague a cada um dos cônjuges R$ 8 mil. O casal não pode ser acusado de intolerância.

Revolução naval
As mudanças no setor naval brasileiro no final do século XIX e início do XX são analisadas no livro A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910: Forças Armadas, tecnologia e política (Editora da Fundação Getúlio Vargas), escrito pelo professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) João Roberto Martins Filho.
A partir das revoluções que movimentaram a indústria naval mundial até a primeira década do século XX, o autor analisa os diferentes projetos de modernização concebidos pela Marinha brasileira, iniciando a era mitológica dos encouraçados. A obra pode ser encontrada na página eletrônica da editora (www.editora.fgv.br).

Cinco estrelas
Garantir a qualidade do serviço contábil é uma das metas da nova presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ), Márcia Tavares. Com 23 anos de fundação, a entidade concede o Selo de Gestão da Qualidade Contábil, com base nos critérios NBR ISO 9001.

Controle de qualidade
A unidade brasileira da montadora japonesa Honda demorou nove anos para descobrir defeitos no air bag do modelo Civic, anos 2001 e 2002. O recall, só anunciado agora, vai atingir 9.658 veículos.

Emoções
A Era do Radioteatro, o registro da história de um gênero que emocionou o Brasil, livro de Roberto Salvador, será autografado dia 27 na Livraria Eldorado Tijuca (Zona Norte do Rio de Janeiro), ao som de trilhas de radionovelas e antigos programas de rádio. Repeteco em 3 de agosto, no Centro Comunitário da Barra da Tijuca. Ambos às19 horas.

Fim da maquiagem
Na chamada AISP 9 (Área Integrada de Segurança 9), que engloba os bairros cariocas de Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho e Cascadura, entre outros, vivem 854 mil moradores. Há apenas um Batalhão da Polícia Militar, com 400 homens. Em 2009, ocorreram 515 homicídios na região. Semana passada, uma morte marcou a cidade: a de um menino de 11 anos, baleado na sala de aula onde estudava.
Se mantivesse a proporção de moradores por policiais que há nas UPPs (unidades de polícia pacificadora, a maquiagem feita em favelas selecionadas pelo governo estadual), que é de 33, seriam necessários 25 mil policiais na AISP 9 – ou quase a metade do efetivo do estado.
Se conseguisse a mesma proporção de policiais que há na Zona Sul da cidade, a população local seria protegia por quase 2 mil PMs – cinco vezes mais que atualmente. Em 2009, relata o ex-prefeito Cesar Maia, ocorreram 56 homicídios na Zona Sul.

Olímpicos
O Exército e o Comitê Olímpico Brasileiro assinam nesta sexta-feira o Protocolo de Intenções do Instituto Olímpico Brasileiro. O evento será no Museu do Desporto, na Fortaleza de São João (RJ).

Público
Se fosse no Brasil, o anúncio feito pela SEC – agência que fiscaliza o mercado de valores nos Estados Unidos e que viu suas atribuições aumentarem – de contratação de 800 novos empregados faria uma certa colunista de um “jornalão” soltar os porcos em cima do governo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCusto
Próximo artigoBolha

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.