Existem casos em que negligência pode custar caro. Um casal de São Paulo teve a vida em comum atingida pela operadora de cartão de crédito Unicard – Banco Múltiplo, que cobrou indevidamente uma despesa em motel. A Justiça determinou que a administradora pague a cada um dos cônjuges R$ 8 mil. O casal não pode ser acusado de intolerância.
Revolução naval
As mudanças no setor naval brasileiro no final do século XIX e início do XX são analisadas no livro A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910: Forças Armadas, tecnologia e política (Editora da Fundação Getúlio Vargas), escrito pelo professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) João Roberto Martins Filho.
A partir das revoluções que movimentaram a indústria naval mundial até a primeira década do século XX, o autor analisa os diferentes projetos de modernização concebidos pela Marinha brasileira, iniciando a era mitológica dos encouraçados. A obra pode ser encontrada na página eletrônica da editora (www.editora.fgv.br).
Cinco estrelas
Garantir a qualidade do serviço contábil é uma das metas da nova presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ), Márcia Tavares. Com 23 anos de fundação, a entidade concede o Selo de Gestão da Qualidade Contábil, com base nos critérios NBR ISO 9001.
Controle de qualidade
A unidade brasileira da montadora japonesa Honda demorou nove anos para descobrir defeitos no air bag do modelo Civic, anos 2001 e 2002. O recall, só anunciado agora, vai atingir 9.658 veículos.
Emoções
A Era do Radioteatro, o registro da história de um gênero que emocionou o Brasil, livro de Roberto Salvador, será autografado dia 27 na Livraria Eldorado Tijuca (Zona Norte do Rio de Janeiro), ao som de trilhas de radionovelas e antigos programas de rádio. Repeteco em 3 de agosto, no Centro Comunitário da Barra da Tijuca. Ambos às19 horas.
Fim da maquiagem
Na chamada AISP 9 (Área Integrada de Segurança 9), que engloba os bairros cariocas de Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho e Cascadura, entre outros, vivem 854 mil moradores. Há apenas um Batalhão da Polícia Militar, com 400 homens. Em 2009, ocorreram 515 homicídios na região. Semana passada, uma morte marcou a cidade: a de um menino de 11 anos, baleado na sala de aula onde estudava.
Se mantivesse a proporção de moradores por policiais que há nas UPPs (unidades de polícia pacificadora, a maquiagem feita em favelas selecionadas pelo governo estadual), que é de 33, seriam necessários 25 mil policiais na AISP 9 – ou quase a metade do efetivo do estado.
Se conseguisse a mesma proporção de policiais que há na Zona Sul da cidade, a população local seria protegia por quase 2 mil PMs – cinco vezes mais que atualmente. Em 2009, relata o ex-prefeito Cesar Maia, ocorreram 56 homicídios na Zona Sul.
Olímpicos
O Exército e o Comitê Olímpico Brasileiro assinam nesta sexta-feira o Protocolo de Intenções do Instituto Olímpico Brasileiro. O evento será no Museu do Desporto, na Fortaleza de São João (RJ).
Público
Se fosse no Brasil, o anúncio feito pela SEC – agência que fiscaliza o mercado de valores nos Estados Unidos e que viu suas atribuições aumentarem – de contratação de 800 novos empregados faria uma certa colunista de um “jornalão” soltar os porcos em cima do governo.