Escala pirata

Em seu terceiro dia de exibição, Tropa de Elite levou 148 mil pessoas aos cinemas. Com isso, já superou, no mesmo período, o filme brasileiro mais assistido este ano, A Grande Família¸ e a fita nacional de maior público da retomada depois da desastrosa era Collor, 2 filhos de Francisco. Segundo especialistas, se o ritmo for mantido, Tropa superará os 5 milhões que assistiram a 2 filhos … Ou seja, está na hora de o lobby antipirataria renovar seus argumentos a respeito dos supostos efeitos perversos sobre o mercado estabelecido e talvez passar a examinar outros fatores, como a combinação da baixa renda do brasileiro com os preços dos produtos legalizados.

Quem ganha
Indesejável é o modelo de mercado livre de energia, que privilegia o curto prazo – leia-se termelétricas, mais caras, ecologicamente incorretas, com tarifas mais altas. A crítica foi feita pelo diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico (Ilumina), Luis Pereira, ao comentar os problemas que os grandes consumidores de energia terão nos próximos anos, segundo o próprio presidente da Aneel, Jerson Kelman.
Pereira defende que a questão do fornecimento de gás, que já causou a demissão do diretor de Abastecimento da Petrobras Ildo Sauer, seja tratada de forma mais transparente. “Primeiro, disseram que não haveria gás para as termelétricas. Depois o gás apareceu”, lembrou.”

Inovação
Uma bolsa feminina (e brasileira), confeccionada com folhas de jornal, foi a grande vencedora da categoria “Soluções Inovadoras”, do Prêmio Form, da Associação de Artes e Artesanatos da Alemanha, a Bundesverband Kunsthandwerk, durante a última edição da Tendence Lifestyle – Feira Internacional de Presentes, Utensílios de Cozinha e Decoração de Interiores, em Frankfurt. A criação da bolsa é coletiva e os artesãos pertencem à Missão Romacrisna, integrante da Central Mãos de Minas.

Multicultural
A Fundação Biblioteca Nacional debaterá o tema “Racismo e sociedade multicultural”, nesta quarta, às 16h, no auditório Machado de Assis, durante a atividade cultural “Narrativas do Cotidiano Brasileiro”, com o professor Luciano Arcella, da Universidade de Áquila (Itália). A Biblioteca Nacional fica na Rua México s/nº, Rio de Janeiro. A entrada é franca.

Teatro
As inscrições para o XIV Festival de Teatro do Rio foram prorrogadas até quarta-feira. Produzido pelo Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida desde 1994, participam grupos e companhias teatrais de todo o Brasil. Mais informações em www.uva.br

Novo endereço
A empresa Frank Mohn do Brasil inaugura, no próximo dia 18, sua filial de operação em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, em cooperação técnica com a empresa Globalmec Offshore, utilizando suas instalações para reparo de seus equipamentos com quadro técnico especializado da Framo.

Sem energia
Furnas, após ouvir o Conselho de Administração, desistiu de patrocinar a Parada Gay do Rio de Janeiro.

Artigo anteriorFicou faltando
Próximo artigoCusto privatização
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Preços se multiplicam com térmicas caras

Desempenho do mercado livre de energia elétrica frustra e leva a medidas não planejadas.

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Congresso encerra recesso e encara votação do orçamento

Eleições das mesas diretoras do Senado e da Câmara serão realizadas dia 1º.

SP e Recife são os destinos mais comprados para o primeiro semestre

Segundo levantamento, o Rio compõe o Top 3 das cidades mais procuradas para o período de janeiro a junho deste ano.

Ajustando o feriado

Ontem, pelo feriado em São Paulo, a Bovespa não funcionou, mas as ações brasileiras mostraram perdas.

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

Segundo a FGV, índice acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.